Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Comissão de Direitos Humanos presta queixa contra o Brasil por desaparecidos da ditadura

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) informou nesta quarta-feira que prestou uma queixa contra o Brasil pelo caso do desaparecimento de 70 pessoas durante a campanha militar contra a guerrilha de Araguaia na década de 70.


A CIDH ressaltou em comunicado que a demanda foi apresentada em 26 de março, e se refere ao desaparecimento de membros do PC do B e de camponeses entre 1972 e 1975, durante a ditadura militar (1964-1985).

Em outubro de 2008, a CIDH pediu ao governo brasileiro que tomasse providências para identificar os responsáveis por estes desaparecimentos e para impedir que a Lei de Anistia prejudique o andamento dos processos na justiça.

A Comissão também recomendou a Brasília que conceda indenizações às famílias das vítimas, que admita o papel do Estado nos desaparecimentos e que dê aulas de direitos humanos aos militares.

A CIDH é um organismo autônomo da OEA (Organização dos Estados Americanos), que recorre à Corte Interamericana quando considera que um país do continente não cumpre com suas recomendações.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet