Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

tristeza

Parentes, amigos e políticos lotam velório e dão último adeus a Auro

22 Jul 2011 - 18:06

Da Redação - Alline Marques e Laura Petraglia

Foto: Alline Marques - OD

Parentes, amigos e políticos lotam velório e dão último adeus a Auro
Centenas de parentes, amigos e autoridades lotaram a Capela Orquídeas, do Complexo Funerário de Capelas Jardins, para dar adeus ao jornalista Auro Ida, brutalmente assassinado na noite de quinta-feira (21), no bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá. Alguns inconsoláveis, sequer conseguiam deixar uma mensagem ao colega que abre uma lacuna no Jornalismo mato-grossense.


Dos 53 anos de idade, 30 foram dedicados ao Jornalismo, profissão que exercia com maestria e serviu de exemplo para muitos dos jovens jornalistas que hoje estão no mercado. Muito paciente, brincalhão e atento, Ida sempre conseguia informações quentes de bastidores e brigava pelas manchetes.

Pai de seis filhos, Auro também tinha seu lado paterno muito aguçado e que pôde ser constatado pelos choros incontroláveis de seus herdeiros no velório, que se encerrou às 16h, quando o caixão foi fechado e levado para o Cemitério Parque Bom Jesus, onde foi enterrado.

“Quando me lembro do Auro a primeira coisa que me vem à mente é aquela calma oriental que lhe era peculiar. Sua paciência com os novatos e seu ar de tranquilidade para mim era sua marca principal”, declarou a editora de Política do Diário de Cuiabá e amiga, Noelma Oliveira.

O deputado federal Júlio Campos (DEM), também padrinho de Auro Ida, lamentou a “dupla perda”. “Para nós é uma dor dupla não só pela perde de um grande jornalista, mas de um amigo que deixará saudade para família Campos”. Quando Ida deixou a Universidade Federal do Paraná, onde se formou em Jornalismo, ele veio para Mato Grosso e seu primeiro emprego foi no Grupo Futurista de Comunicação, pertencente ao democrata. Ele trabalhou por mais de 10 anos na Rádio Industrial e no Jornal de Mato Grosso.

Júlio lembrou ainda que o batismo de Ida acabou saindo em mídia nacional, já que ocorreu junto com o da filha do deputado, que teve o ex-governador de São Paulo Paulo Maluf e a esposa como padrinhos, ganhando destaca nos principais jornais do Brasil. Campos destacou ainda o profissionalismo de Auro.

“Além de excelente profissional, jornalista aguçado, investigativo, era muito independente, a gente dava aquela liberdade e as vezes chegava até dar trabalho. (risos) A imprensa perde um de seus grandes valores”, enalteceu.

O crime também chocou a maioria dos presentes e o advogado Ussiel Tavares desabafou com duras críticas à falta de segurança no estado de Mato Grosso. “A imprensa mato-grossense perde muito com a morte do Auro, mas então que sirva de alerta, como uma espécie de alerta vermelho, com relação à falta de segurança e ao momento vergonhoso pelo qual passa Mato Grosso por conta do descaso com a segurança pública”, afirmou.

Tavares destacou ainda que a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT) ficará em alerta e acompanhará o desenrolar das investigações.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor), Téo Menezes, declarou luta à imprensa mato-grossense. Para ele, Ida era referência no Jornalismo Político no estado e será uma perda irreparável. O ex-prefeito de Cuiabá Roberto França esteve no velório e bastante emocionado sequer conseguia falar do amigo.

Outras autoridades, como secretários de Estado, vereadores, entre outros, também marcaram presença, todos para deixar o último adeus ao tão querido Auro Ida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet