Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Magia do natal

Papai Noel "tem casa" em Cuiabá que já virou tradição (confira fotos)

Foto: Lucas Bólico - OD

De Papai Noel, Baltazar Uerich lê cartinhas de crianças na sala de casa

De Papai Noel, Baltazar Uerich lê cartinhas de crianças na sala de casa

Para as crianças de hoje em dia deve ser meio difícil entender esse tal de Papai Noel. O velhote barbudo só anda de trenó, não tem perfil no Facebook, nem no Orkut ou Twitter. Para falar com o cara não adianta mandar e-mail, torpedo SMS, MSN ou tentar o Skype; tem que ser na base da carta. A maioria o conhece dos shoppings, em poucos minutos de conversa, onde só há tempo para o trivial: ‘o que ganhar de Natal’. Mas o que nem todo mundo sabe é que o bom velhinho tem uma casa em Cuiabá, aberta para o público nos finais de ano.


Apesar de bom, o velhinho é misterioso. Sabe-se apenas que sua residência oficial, cujo anexo é uma fábrica de brinquedos, fica no Pólo Norte. Já a casa de ‘veraneio’ do gorducho fica no bairro Santa Rosa, Avenida Rússia, número 292. São 18 anos de dedicação ao Natal, por parte da família Uerich, que a cada edição amplia o sonho que vem realizando. O projeto começou modesto e foi se ampliando até chegar ao patamar em que está. E a meta é ampliar ainda mais.

“Começamos fazendo isso em família mesmo. Já era uma tradição para nós que viemos do sul. Aqui não tinha tanto isso”, conta Baltazar, o homem por trás da fantasia. Como os filhos foram crescendo, a família resolveu dar continuidade na tradição, mas abrindo-a para a população. A família Uerich já ganhou até alguns prêmios pela casa mais bem enfeitada. “Ganhamos um fusca há muito tempo e uma viagem à Paris”, relembra.

Com as mudanças de prefeitos, as premiações diminuíram de valor, ou, em alguns anos, até sumiram. Mas a família seguiu a tradição de enfeitar a casa e até se ausentou de algumas competições para não inibir concorrentes. A ‘casa do Papai Noel’ acabou se tornando hors concours. Neste ano, como não seria apenas um vencedor, a família se inscreveu e o resultado nem precisava ser dito aqui. Levaram o prêmio na categoria residencial.

Há cinco anos, Baltazar foi além. Se vestir de Papai Noel e enfeitar a residência já não era o bastante. Então ele simplesmente escancarou as portas de sua casa para receber as crianças. Nos 10 dias que precedem o Natal, ele já não tem sala e nem identidade. Virou mesmo o bom velhinho. A meta agora é, para os próximos anos, fazer um bazar de Natal para doar o dinheiro arrecadado para o Hospital do Câncer.

A ‘Casa do Papai Noel’ já virou um ponto de referência natalina em Cuiabá. Na noite desta sexta-feira (23) haverá uma apresentação de coral. Para quem ainda não a conhece, as portas ficam abertas até o dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Cristo. Nada contra os shoppings, mas nada como conhecer Papai Noel na própria casa dele. A magia natalina presente desde a fachada da casa é contagiante nas crianças.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet