Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AL lança nesta quinta campanha em defesa dos direitos da mulher

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa vai realizar uma ampla mobilização nos 141 municípios mato-grossenses. Denominada de “Mato Grosso Respeitando a Mulher”, a campanha será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 1º de março, às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, com a presença de todos os parceiros e apoiadores da campanha.


A coordenadora da Sala da Mulher do Legislativo, Janete Riva, explica que a intenção é conscientizar a população sobre a importância de denunciar os agressores e educar os filhos com foco no combate à violência doméstica. “A ideia é envolver todos os segmentos da sociedade sobre essa questão, inclusive, para que eduquem os filhos com o olhar voltado para uma sociedade sem violências, especialmente dentro de casa”, explica.

A ampla mobilização já desperta o interesse de outros estados. Um deles foi Mato Grosso do Sul, que confirmou a presença da deputada estadual Mara Caseiro (PT do B/MS) no lançamento da campanha. Ela disse que disse que quer levar a experiência de Mato Grosso para o seu estado. A deputada representa os municípios do Conesul e Sul-Fronteira presidindo a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. Também é vice-presidente da Comissão de Saúde e membro das de Educação e Serviços Público.

Lei Maria da Penha – Mato Grosso é considerado o estado brasileiro com maior aplicabilidade da Lei Maria da Penha. Embora o número de denúncias tenha aumentado, a violência não diminuiu. A campanha “Mato Grosso Respeitando a Mulher” leva em consideração o mapa da violência divulgado pelo Ministério da Justiça em 2011, que aponta aumento nos homicídios de mulheres no Brasil, passando de 3.503 em 1998, para 4.023 em 2008. Nesse período, foram mortas 41.968 mulheres no país.

PROGRAMAÇÃO DO DIA INTERNCIONAL DA MULHER
Dia 08 de março
-9 horas - no Salão Clóves Vetoratto do Palácio Paiaguás: acontece palestra, teatro e o lançamento da cartilha contendo a Lei Maria da Penha.
-15 horas - no Auditório Milton Figueiredo da AL/MT: Mesa Redonda para discutir políticas públicas e a necessidade delas nas questões de gênero.
-17 horas - os participantes da mesa redonda farão caminhada da sede da AL até o Shopping Pantanal. Paralelamente, serão realizadas intervenções urbanas com grafiteiros da Central Única das Favelas (Cufa). O chamado Teatro Invisível acontecerá nos principais terminais de ônibus da capital. Todos abordando o combate à violência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet