Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Projeto Aruandê realiza copa de capoeira em Sinop e curso em Colíder

O Projeto Aruandê Mato Grosso (Ponto de Cultura Aruandê), em parceria com os grupos Capoeira Acalf e Capoeira Vip, realizou no final de semana duas importantes atividades na Escola de Capoeira. Uma delas foi a 1º Copa Camping Clube de Capoeira, de iniciativa do Capoeira Acalf ,que aconteceu no domingo (25.02) durante todo o dia. Já o outro, coordenada em parceria com o Capoeira Vip, foi um Curso sobre Capoeira Contemporânea realizado no sábado (24.02) na cidade de Colíder (150 km de Sinop).


Copa de Capoeira

O evento reuniu um público de 100 participantes das cidades de Sinop e Sorriso, entre alunos, professores, instrutores, familiares e convidados. Foi realizado no Bairro Camping Clube, a cerca de 20 km do centro de Sinop.

Segundo o direto técnico do Projeto Professor Cláudio de Souza, um dos organizadores da Copa, “além de promover a integração dos alunos, professores e instrutores do nosso grupo foi um momento para aferirmos os conhecimentos transmitidos aos alunos na atividades da Escola”, comentou.

Um número de 54 participantes entre alunos e professores participou da competição. Receberam premiação em medalha trinta vencedores do primeiro ao terceiro lugar em cinco categorias, a saber: de 06 a 08 anos, de 09 a 11, de 12 a 14, acima de 15 anos e os graduados, tanto no feminino quanto no masculino.

Além do torneio houve oficinas de aperfeiçoamento sobre capoeira angola e contemporânea, maculelê, samba de roda, apresentações de grupo de dança do bairro e rodas de capoeira.

A Copa contou com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e de colaboradores da iniciativa privada.

Curso sobre Capoeira Contemporânea

No sábado, à tarde, e no domingo, pela manhã, foi a vez da cidade Colíder receber uma atividade da Escola de Capoeira. Um público de quarenta e cinco alunos participou do Curso prático e teórico de movimentações, fundamentos e técnicas da capoeira contemporânea. “O curso superou nossa expectativa. Os alunos e alunas demonstraram um bom nível de conhecimento e um bom jogo nas rodas. Tivemos aqui capoeira vindo das cidades de Sinop, Peixoto do Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte além da cidade de Colíder. Com o lançamento oficial da Escola de Capoeira aqui em Colíder ocorrido nesta ocasião o trabalho aqui deverá ser ampliado e a meta é passar dos cinquenta e quatro atuais para cem alunos até julho deste ano”, declarou o Instrutor do curso, Marcelo Pinheiro, coordenador regional do Capoeira Vip. Ao final os alunos receberam certificados de participação no curso.

A Escola de Capoeira Aruandê na cidade de Colíder conta com dois instrutores. Adilson da Silva Alves, do Capoeira Vip, e Edivaldo Gonsalo da Silva, do grupo Centro Cultural Aruandê Capoeira. As ações já contam apoio da Prefeitura de Colider. Segundo o secretário mnicipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Cultura e Turismo, Lourenço Aparecido Marani “a administração municipal tem todo interesse em ser parceira do projeto para que a capoeira cresça e se desenvolva aqui em nossa cidade”.

O Projeto Aruandê Mato Grosso é uma iniciativa da Associação de Ecologia e Defesa da Amazônia (Ecodam). Conta com patrocínio do Governo de Mato Grosso - Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), Ministério da Cultura – Programa Mais Cultura – Pontos de Cultural. Além da capoeira o projeto atual também na área de inclusão digital e outras área relacionadas onde envolve a temática das manifestações populares da cultura afrobrasileira a exemplo da dança, música, cinema e hip hop.

Endereço: Avenida Brasil s/n – Anexo ao Centro de Multiplo Uso – Bairro Menino Jesus – Sinop -MT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet