Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde e Ipas iniciam capacitações para implantação da Farmácia Cidadã

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) no seu objetivo de melhorar a política estadual de Assistência Farmacêutica em parceira com a Organização Social de Saúde -Ipas- dá início a uma série de capacitações as equipes das secretarias Municipais de Saúde e dos escritórios Regionais de Saúde sendo o primeiro passo para a implantação das edicamentos essenciais além de proporcionar maior acesso aos Usuários do SUS a esses medicamentos.


As capacitações vão ocorrer nas Macroregiões de Saúde, iniciando nesta sexta-feira (02/03) em Sinop, após em Pontes e Lacerda, Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis e Tangará da Serra.

As capacitações visam identificar primeiramente os problemas que ocorrem na abertura e renovação dos processos de solicitação dos medicamentos especializados que, segundo o diretor do Ipas, Silvio Machado, foi identificado muitos problemas documentais bem como dificuldades dos usuários em buscar a informação correta. “O servidor que vai atender o usuário bem informado e capacitado vai proporcionar a redução dos erros dos processos. O papel da Assistência Farmacêutica é atender bem o usuário de forma humanizada e acima de tudo com a informação correta. Esse é um dos pontos da capacitação”, disse Silvio.

Outro ponto a ser discutido nas oficinas é proporcionar a agilidade da tramitação desses processos,verificando desde a entrada, análise e autorização, em tempo menor, patrocinando a desburocratização. “Já iniciamos trabalhos na implantação da informatização, onde o usuário terá uma comunicação mais rápida sobre seu processo, terá acesso para o acompanhamento on-line em casa, nos utilizaremos de torpedos (SMS), para avisar o usuário que seu medicamento está disponível bem como será informado sobre o seu processo, tempo de duração e data de renovação.Inovamos no atendimento por agendamento o que evita filas, vamos disponibilizar tele-atendimento gratuito- call center com informações e orientação gerais sobre a disponibilidade do medicamento e documentos necessários para o acesso”.

Outros dois temas se referem a exigência da Secretaria de Estado de Saúde no cumprimento das regras dos Protocolos Clínicos tanto do Ministério da Saúde quanto da SES no ato da dispensação,e sobre o avanço da política da Assistência Farmacêutica na descentralização.

Para este ultimo assunto, Silvio Machado adiantou que a Parceria do Ipas com o Estado possibilitou a organização do Sistema de Informatização da Central Estadual de Abastecimento de Insumos de Saúde ( CEADIS) da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica e no campo da descentralização vão ser implantadas sete farmácias cidadã e 9 núcleos de pontos de distribuição contemplando assim as 16 microrregiões de Saúde, além da revisão dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.Cuiabá ganhará nova sede da farmácia cidadã.

Segundo ainda Silvio Machado os benefícios esperados destas oficinas além de dotar os profissionais de saúde de conhecimento na área da Assistência Farmacêutica é o de dar resultado ao usuário do SUS na agilidade e acesso ao medicamento, também é o de dar segurança aos pacientes que usam medicamentos especializados, em função da observação das exigências de exames importantes para o monitoramento e acompanhamento de cada caso; o de fornecer medicamento a pacientes que efetivamente necessitam e possuem indicação de uso além de estarem acordados nos Protocolos Clínicos e a que pode ser considerada como uma das principais ações do Estado no sentido de promover o acesso aos medicamentos essenciais são os mecanismos que o Estado adotou na aquisição destes medicamentos que dá eficiência no gasto público e a transparência das ações.

Cromograma das capacitações: Pontes e Lacerda(09/03);Cuiabá(23/03);Barra do Garças(30/03);Rondonópolis (30/03);Tangará da Serra (13/04).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet