Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

'Mundo Senai' apresenta oportunidades na indústria para jovens da região Sul de MT

Jovens que buscam orientação profissional ou têm interesse em saber um pouco mais sobre as carreiras na indústria terão chance de conhecer a atuação do setor e as oportunidades do mercado de trabalho por meio do Mundo Senai. O evento, que surgiu do antigo Senai Casa Aberta, ocorrerá este ano no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis), e contará com variados temas de palestras, visitas guiadas e mostra 'profissões industriais' e 1.201 vagas gratuitas para matrículas. A previsão de público é de aproximadamente 2.700 pessoas, entre estudantes e professores de escolas públicas e representantes de empresas da região Sul de Mato Grosso. As atividades serão realizadas de 26 a 28 de setembro, durante o dia todo e à noite.


"Nesta edição, participam 19 escolas públicas de níveis fundamental (9º ano) e médio. E os estudantes dessas séries são justamente aqueles que precisam decidir ou começar a pensar sobre o futuro profissional. Por isso os convidamos para vir ao Senai-Rondonópolis, conhecer as carreiras e saber mais sobre as profissões antes de escolher o que estudar. Além da programação para orientar os jovens, também vamos disponibilizar mais de mil vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação", explica o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. Os cursos são voltados para estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Senai-Rondonópolis oferece transporte e alimentação para as escolas interessadas em participar do evento.

Gilberto Figueiredo destaca que esta é uma grande oportunidade para os jovens buscarem informações sobre o mercado de trabalho, considerando o fato que, a cada ano, aumenta a procura por técnicos para trabalhar na indústria. "O Senai divulgou recentemente o 'Mapa do Trabalho', no qual prevê uma demanda por 77.400 novos profissionais em diferentes áreas até 2015 para ocupar os postos de trabalho disponíveis pela indústria de Mato Grosso. E os jovens do Estado, além de identificar profissões afins ao perfil deles, também precisam saber dessas perspectivas de mercado para escolher melhor seu futuro profissional", complementa.

Entre os temas apresentados nas palestras, com foco nas oportunidades no mercado de trabalho, estão as áreas de manutenção industrial, meio ambiente, energia, tecnologia da informação, eletricidade, segurança do trabalho e gestão. Haverá ainda um seminário de Logística e a mostra de profissões sobre cursos voltados às carreiras industriais, como Meio Ambiente, Administração, Qualidade, Mecatrônica, Mecânica, Automação, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Logística, Química, Informática para Internet e Segurança no Trabalho. Antes das atividades, o Serviço Social da Indústria (Sesi-Rondonópolis) irá oferecer ginástica laboral para os participantes do evento.

Esta é a quarta edição deste evento, que antes era denominado Senai Casa Aberta e hoje intitula-se Mundo Senai. É uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), executada em todo país pelo Senai. Desde 2009, o Mundo Senai reuniu quase 6.000 estudantes em unidades do Senai-MT. Em outros anos, a ação ocorreu também em unidades do Senai em Cuiabá (15 de Novembro e Distrito Industrial) e Várzea Grande, sempre superando a expectativa de participação de público. Em 2012, será realizado apenas em Rondonópolis para que jovens de outras regiões de Mato Grosso também tenham oportunidade de participar do projeto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet