Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cáceres

Conselho Nacional das ZPEs vem a MT para discutir a implantação da área em Cáceres

As oportunidades de negócios oferecidas nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE)...

As oportunidades de negócios oferecidas nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) serão discutidas na próxima quinta-feira (27/09), às 9h, no plenarinho da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O evento, realizado pela instituição e pela Administradora da Zona de Exportação de Cáceres (AZPEC), terá a presença do secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Sabóia Fontenele e Silva, que falará sobre a atual situação das ZPEs no país e da implantação da ZPE de Mato Grosso, em Cáceres.


Segundo o secretário, que já está em Mato Grosso e visita nessa quarta-feira (26/09) o local onde será instalada a ZPE em Cáceres, a reunião é aberta aos empresários interessados na zona de exportação. “Vamos falar da situação da ZPE no Estado, que está em fase pré-operacional de implantação, das exigências e limitações do regime. No local poderão ser instaladas indústrias de qualquer porte e setor, mas conforme determina a lei, no mínimo, 80% da produção deve ser destinada à exportação”, explica.

Para Sabóia, o Estado tem que aproveitar a existência de cadeias fortes como a de soja, grãos, aves e outras, além da proximidade com o Paraguai e a Bolívia para reduzir custos com logística e outros gastos tidos dentro do país, reduzindo o custo Brasil. “Conforme a realidade socioeconômica, Mato Grosso pode contribuir para o desenvolvimento da base produtiva forte e que agregue valor. Há muita riqueza, mas é necessária uma cadeia produtiva de integração e arranjos produtivos legais”, afirma.

O diretor presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação (AZPEC) de Cáceres, Pedro Panoff de Lacerda, explica que o processo de implantação da ZPE está bastante adiantado e que 17 empresas já encaminharam as respectivas cartas de intenção para instalação naquela área. “O terreno de 240 hectares já está com licença ambiental e o processo de alfandegamento está em fase final na Receita Federal”, afirma. A reunião terá a presença de representantes do Governo do Estado de Mato Grosso e do CZPE, entidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O evento é aberto ao público e gratuito. Mais informações pelos telefones (65) 3611-1541 ou (65) 3611-1678.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet