Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Serra é o nome mais conhecido na disputa pela Presidência, diz pesquisa CNT/Sensus

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o pré-candidato ao Palácio do Planalto mais conhecido entre a população brasileira. Na comparação com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), do PT, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), Serra é quem atinge os maiores percentuais de conhecimento e intenções de voto junto aos brasileiros.


A pesquisa mostra que Serra é conhecido por 94,9% dos entrevistados, contra apenas 3,7% dos que não ouviram falar do governador. Outros 1,5% não responderam. Entre os 94,9% que conhecem o governador, 63,2% afirmaram que poderiam votar no tucano. Serra tem uma rejeição de 25,9% dos entrevistados que não votariam no governador, além de 7,7% que votariam no pré-candidato somente o conhecendo melhor.

Aécio --que disputa com Serra dentro do PSDB a candidatura ao Palácio do Planalto-- é conhecido por 65% dos entrevistados. Desse total, 52,8% demonstraram interesse em votar no tucano. A sua rejeição chega a 28,5% de entrevistados que não votariam no tucano. Outros 14,4% responderam que só votariam no governador mineiro conhecendo melhor suas ações e 4,3% não responderam.

Dilma, por sua vez, é conhecida por 72% dos entrevistados contra 26,1% que não ouviram falar na ministra. A petista receberia 54,6% dos votos entre os eleitores que a conhecem, mas registra um dos maiores índices de rejeição entre os quatro pré-candidatos: 32,4% dos eleitores que a conhecem não votariam na ministra. Outros 10,1% afirmaram que só votaria em Dilma conhecendo suas ações e 3% não responderam.

Apesar da alta rejeição a Dilma, o diretor de Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que a ministra continua na disputa pelo Palácio do Planalto. "Pela nossa experiência, uma rejeição até 35% mostra que a pessoa ainda está no jogo. Quem tem rejeição acima de 40% é que não vimos se eleger. Essa não é uma rejeição proibitiva, está no limite de quem participa do jogo político", afirmou Guedes.

O diretor do Sensus não acredita que o anúncio de que Dilma enfrenta uma câncer linfático tenha atingido a sua popularidade entre os eleitores. "Não há impacto positivo ou negativo da doença. Os números indicam que não há proibição da sua candidatura", afirmou.

A pesquisa ainda mostra que o deputado Ciro Gomes é conhecido por 86,4% dos eleitores brasileiros contra 12,4% que não ouviram falar no parlamentar. Entre os que conhecem o pré-candidato, 50,4% responderam que poderiam votar em Ciro contra 33,9% que não votariam em seu nome --na maior rejeição entre os quatro pré-candidatos. Outros 11,1% responderam que só votariam no deputado após conhecê-lo e 4,6% não responderam.

"Não vejo o Ciro saindo como candidato independente, a não ser que ele tivesse alguma proposta do governo. Me parece que os votos estão migrando do Ciro para a Dilma", afirmou Guedes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet