Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

disputa acirrada

Voto válido mostra margem apertada entre Lúdio e Mauro na capital de MT

Voto válido mostra margem apertada entre Lúdio e Mauro na capital de MT
A oitava e última rodada da pesquisa do Instituto Access Brasil para a disputa em Cuiabá mostra margem apertada dos dois primeiros candidatos na intenção de votos válidos, onde são desconsiderados o percentual de indecisos, nulos e brancos.


Pela pesquisa, Lúdio Cabral (PT) tem 45,46% da intenção do eleitorado e Mauro Mendes 40,99% na modalidade, de acordo com pesquisa do instituto realizada entre os dias 1º e 4 de outubro. Os dados confirmam mais uma vez que a campanha se polarizou entre ambos candidatos nos últimos 10 dias e não permitem confirmar se a eleição será definida neste domingo ou se haverá segundo turno.

Indecisos e votos úteis podem decidir a eleição do prefeito no 1º turno; veja

Um outro cálculo de votos válidos foi feito pela equipe do instituto, neste caso, com a probabilidade de migração de indecisos, nulos e brancos. Neste caso, Lúdio Cabral tem 42,06% e Mauro Mendes, 37,87% e brancos e nulos somariam 7,87%.

O cientista político e economista Jeverson Missias analisa o comportamento do eleitorado nesta reta final e a dificuldade de se afirmar com certeza se a eleição acaba no domingo. Pelos últimos dados coletados e pela série de oito rodada das pesquisas, ele afirma que a tese é ter segundo turno.

"A eleição deve ir para o segundo turno em função da polarização entre os dois candidatos Lúdio e Mauro, com diferenças próximas à margem de erro admitida de 4%", explica Missias.

Mas, ele faz uma ressalva, pela tese do segundo turno. "É comum se observar às vésperas do pleito, maior migração de intenção votos de outros candidatos que já não mostram possibilidade de reação, para os que estão ponteando a disputa. Aí, ambos reúnem condições de ampliar esses números aqui apresentados e encerrar a disputa neste primeiro turno".

Cenários de votos

Missias afirma que para se chegar ao percentual de votos válidos, o instituto Access Brasil trabalhou com duas variáveis estatísticas. "Em um deles, estatísticamente se ensaia a probabilidade de migração dos votos dos indecisos, proporcionalmente aos números de cada uma das opções de voto, candidatos e nulo e branco", justifica.
"No segundo ensaio, que mais é mais usual por outros institutos, houve a exclusão da base de cálculo das intenções de indecisos e brancos e nulos", argumenta.

Uma das teses para encerrar o embate no primeiro turno é se os 10,30% dos votos dos eleitores que se declararam como indecisos na pesquisa forem majoritariamente para um candidato, o fenômeno eleitoral chamado de voto útil, e não se dividirem igualmente entre Lúdio e Mauro dado ao ambiente de busca de voto a voto.

Na modalidade estimulada da mesma pesquisa divulgada pelo Olhar Direto nesta sexta-feira, Lúdio Cabral lidera com 39,39% e Mauro Mendes tem 35,51%. Vêm a seguir Guilherme Maluf (PSDB) com 7,03% e Carlos Brito (PSD) 2,90%. Depois Procurador Mauro (PSOL com 1,57% e Adolfo Grassi (PPL) tem 0,24%. Brancos e nulos são 7,55% e os indecisos 5,81%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)) com o número MT 00566/2012. Foram realizadas 800 entrevistas residenciais em 94 bairros de Cuiabá. O percentual de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet