Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

terceira via?

MT Muito mais se espalha pelo Araguaia e outras três regiões

Foto: Assessoria - Reprodução

Senador Pedro Taques é um dos expoentes políticos do Movimento Mato Grosso Muito Mais

Senador Pedro Taques é um dos expoentes políticos do Movimento Mato Grosso Muito Mais

O Movimento Mato Grosso Muito Mais, articulação política lançada em 2010 para PSB, PDT, PPS e PV alcançarem o poder, elegeu 23 prefeitos, em regiões e cidades importantes de Mato Grosso, como em Rondonópolis, com Percival Muniz (PPS), Lucas do Rio Verde, de Otaviano Pivetta (PDT), e Rosário Oeste, com João do Ouro Verde (PSB).


Além de Percival e Pivetta, Mauro Mendes e o senador Pedro Taques (PDT) são expoentes do grupo. O movimento se consolidou nas principais regiões do Estado (Centro-Sul, Nortão, Araguaia e Oeste).

Após altos e baixos de ambos na campanha, Mauro Mendes e Lúdio Cabral seguem para segundo turno
Percival é eleito prefeito de Rondonópolis com 57,52%
Otaviano Pivetta é eleito prefeito de Lucas do Rio Verde; veja vereadores

Entre os partidos, apenas o PV não elegeu prefeito. E o PSB fez a maior parte das prefeituras, com 10 delas, majoritariamente com administradores jovens, numa demonstração de formação de quadros futuros da sigla. A consolidação da força do movimento depende do resultado da eleição em Cuiabá, entre Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT). Dos 23 prefeitos do movimento, só José Hélio, de Novo Mundo, foi reeleito.

O PR, um dos fiéis da balança, dada a liderança do ex-governador e senador Blairo Maggi, deve gravitar em torno do grupo do quarteto Taques, Mauro e Pivetta. Os republicanos fizeram 14 prefeituras, notadamente no circuito do agronegócio, como Sorriso, com Dilceu Rossato.

A conformação de forças políticas após o primeiro turno mostra o fortalecimento do grupo liderado pelo PT e PMDB, em termos de densidade de população a administrar, adversários certos do movimento nas eleições estadual e presidencial daqui dois anos.

Petistas e peemedebistas somam 39 prefeitos, que nos bastidores dão sinal de caminhar juntos em 2014, dada à aliança nacional da presidente Dilma Rousseff (PT). O PMDB fez 50% dos 10 maiores municípios do Estado e petistas entraram de vez na Baixada Cuiabana com Poconé (Nilce Leite) e Santo Antônio de Leverger (Valdir Ribeiro). A dupla de partidos ainda aguarda a vitória de Lúdio para tentar dar as cartas em 2014.

A outra ponta do jogo de poder na disputa de espaço para mostrar serviço partidário em Mato Grosso é formado pelos 39 prefeitos eleitos pelo PSD do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e do vice-governador Chico Daltro, numa força nada desprezível pela briga de poder.

Movimento no Araguaia

Sete dos 23 prefeitos eleitos pelo Movimento Mato Grosso Muito Mais são da região do Vale do Araguaia no Estado, localidade na divisa com Goiás e Tocantins. Muitos deles em cidades importantes da região, como Água Boa (Mauro Rosa da Silva) e São Félix do Araguaia (José Antonio de Almeida), ambos do PPS. Só o PSB fez cinco prefeitos na região, entre as quais Divina Oda, em Pontal do Araguaia, colada a Barra do Garças, centro político e econômico importante.

Domínio do Oeste

A região Oeste de Mato Grosso, cujo centro irradiador de política e peso populacional é a cidade de Cáceres (220 Km de Cuiabá), tem presença firme também de prefeitos e forças do Movimento Mato Grosso Muito Mais. Embora na cidade o PMDB conquistou o poder em uma das disputas mais acirradas entre grandes cidades do Estado com o PSD e elegeu Francis Maris por 312 votos.

Ali, as três principais siglas do grupo fizeram prefeitos, num sinal da derrocada do grupo político do deputado federal Pedro Henry (PP), condenado pela ação penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF), a ação do mensalão. A força do movimento na região é rivalizada pelo PSD, com eleição de cinco prefeitos.

O PDT elegeu na primeira e histórica capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, com Anderson Andrade. Já o PSB se pocionou na região com o empresário Carlos Bianchi, em São José dos Quatro Marcos, e o PPS em outra cidade-polo de Mato Grosso no Oeste, Pontes e Lacerda, onde o novo prefeito será Donizete Barbosa do Nascimento.


Veja lista de prefeitos eleitos pelo Mato Grosso Muito Mais:

PSB
Campinápolis - Jeovan Farias
Canabrava do Norte - Valdez Viana Nunes
Luciara - Fausto de Azambuja (Faustinho)
Nova Guarita - Francisco Endler (Chico da Oficina)
Novo Mundo - José Hélio da Silva (Zé Hélio)
Pontal do Araguaia - Divina Oda
Porto dos Gaúchos - Moacir Piovesan (Baixinho Piovesan)
Rosário Oeste - João Antonio da Silva (João do Ouro Verde)
Santa Cruz do Xingu - Marcos de Sá
São José dos Quatro Marcos - Carlos Bianchi

PDT
Carlinda - Geraldo Ribeiro
Lucas do Rio Verde - Otaviano Pivetta
Nova Mutum - Adriano Pivetta
Pedra Preta - Marilede Araújo Philippi
Santo Antônio do Leste - Miguel Brunetta
Tapurah - Luiz Eickhoff
Vila Bela da Santíssima Trindade - Anderson Andrade

PPS
Água Boa - Mauro Rosa da Silva (Maurão)
Pontes e Lacerda - Donizete Barbosa do Nascimento
Rondonópolis - Percival Muniz
São Félix do Araguaia - José Antonio de Almeida
São José do Povo - Arivaldo Medeiros de Santana
Tabaporã - Percival Cardoso
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet