Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Viveiro da Empaer planta 90% das sementes de árvores nativas da Baixada Cuiabana

Foto: agrosoft

Viveiro da Empaer planta 90% das sementes de árvores nativas da Baixada Cuiabana
Mesmo no período da seca o trabalho de multiplicação de mudas no viveiro de espécies nativas e frutíferas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizado no município de Várzea Grande, não para. O Técnico agropecuário da Empaer, Roberto Arcanjo, comenta que o plantio de sementes e o enchimento de sacolas são atividades realizadas o ano todo. São produzidas por ano mais de 300 mil mudas para reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares.


O viveiro possui uma área de 18 mil metros quadrados e são multiplicadas 66 espécies diferentes de plantas. Hoje as espécies mais produzidas no viveiro são: jatobá, cumbaru, ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), angico, tarumã, bordão de velho, dama da noite, mogno, goiaba, caju e outras. Esse trabalho faz parte do Projeto de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Cuiabá.

Segundo Arcanjo, 90% das sementes são coletadas na Baixada Cuiabana. Ele explica que para produzir árvores é necessário ter alguns cuidados, tais como, a escolha correta da semente, o preparo da terra, plantio, irrigação e evolução da planta. Esse trabalho é desenvolvido para que os produtores rurais possam retirar até cinco mil mudas, para recuperação desde que comprovada a necessidade na área.

Para que isso ocorra, o produtor solicita da empresa as mudas e um técnico vai ao local verificar o número de espécies e variedades necessárias para o plantio. Além do atendimento aos produtores, são realizadas aulas práticas com estudantes das redes municipal e estadual que são orientados sobre as variedades existentes no viveiro, forma correta de plantio e os cuidados com o meio ambiente. A aula prática mostra desde a semente até a evolução da planta, dando uma noção básica aos alunos sobre o crescimento das variedades e a necessidade de preservação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet