Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

fica como está

Sarney diz a Mendes que crise se resolve com política

Em meio às negociações com líderes partidários para tentar contornar os pedidos de afastamento do cargo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que crise política se resolve com política.


Segundo Mendes, o peemedebista se mostrou firme em relação ao comando da instituição e não fala em sair do cargo. "Não se cogitou isso [renúncia]. Ele [Sarney] me relatou a evolução dessa questão [crise] e disse o que eu tenho dito: que crise política se resolve com política", afirmou.

Para o presidente do STF, o modelo eleitoral do país favorece as crises enfrentadas pelo Legislativo nos últimos anos, mas os políticos brasileiros têm demonstrado competência para superar momentos de instabilidade. "Essas crises são passageiras ou retornam de outro modo, mas o Brasil tem uma classe política competente e tem sabido superar as mais diversas crises. Uma parte da crise decore do sistema eleitoral", disse.

Desde 2001, três senadores que comandaram o Senado foram obrigados a deixar o cargo por causa de escândalos. Entregaram os cargos o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, o deputado Jáder Barbalho (PMDB-PA) e líder do PMDB, Renan Calheiros.

O presidente do STF disse ainda que o ideal seria promover uma reforma política, mas é difícil alterar o sistema. "A reforma política é ideal, mas é difícil fazer um conserto de um avião em pleno voo", disse.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet