Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Caminhada ecológica será realizada no Parque Dante de Oliveira em homenagem ao ex-governador

No próximo sábado (04), a partir das 9h, será realizada dentro do Parque Dante de Oliveira (captação de água bruta do Ribeirão do Lipa) uma caminhada ecológica em homenagem ao ex-governador (in memorian). A iniciativa é do Instituto Dante de Oliveira, que contará com a colaboração da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Participam do evento o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a deputada federal Thelma de Oliveira, parentes e amigos de Dante.


Conforme explica o coordenador do Instituto, Leonardo Oliveira, a caminhada terá ao todo um percurso de dois quilômetros e será realizada na trilha que existe dentro do parque. A concentração será na entrada principal do parque, onde está o Portal Dante de Oliveira. Logo após, os participantes seguem pela trilha em direção ao rio, local da captação de água bruta da Sanecap, órgão que será parceiro deste evento.

“Além de homenagear Dante de Oliveira, a caminhada servirá também para que as pessoas possam conhecer o lugar, onde futuramente será construído o Memorial Dante de Oliveira, com um vasto acervo documental, que resgatam a história política do ex-governador”, observa o coordenador do Instituto.

A expectativa, segundo Leonardo Oliveira, é que participem do evento mais de 100 pessoas entre amigos e parentes. “Será uma linda homenagem ao Dante, que foi um dos maiores incentivadores de caminhadas e corridas de Cuiabá, e hoje, felizmente o prefeito Wilson Santos está dando continuidade a essas atividades”.

O parque Dante de Oliveira fica localizado no bairro Ribeirão da Ponte, onde fica a principal captação de água bruta de Cuiabá, o Ribeirão do Lipa, que foi construída durante o governo de Pedro Pedrossian, em 1969, e hoje é a principal fonte de água da capital. O parque teve como origem o projeto da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), que antes era denominado Parque das Águas. O projeto foi iniciado na primeira gestão da presidente da Sanecap, Eliana Rondon, que mais tarde, após a morte do político, passou a ser parque Dante de Oliveira.

A caminhada está incluída na programação da Semana Dante de Oliveira, que será realizada entre os dias 01 e 06 de julho, em homenagem aos três anos da morte do homem das Diretas Já.

Programação:

01/07, às 20h – Abertura de Exposição de fotos e exposição do Mural Paisagístico. Local: Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos.

02/07, às 19h – Missa “in memorian”. Locais: Igreja Católica Medianeira da Santa Izabel (Santa Isabel), Igreja do Divino Espírito Santo (CPA I) e Igreja Católica do CPA IV.

03/07, às 19h30 – Entrega do troféu “amigo comunitário Dante de Oliveira”, no Centro Comunitário do bairro 1º de Março na Capital.

04/07, às 09h – partida de futebol no mini-estádio do bairro Bela Vista e Caminhada na Trilha do Parque Dante de Oliveira, no bairro Ribeirão da Ponte.

05/07, a partir de 08h – 3ª corrida Dante de Oliveira e Festival de Pipas, no parque Mãe Bonifácia, localizado na Av. Miguel Sutil.

06/07, a partir de 18h30 – Missas “in memorian” na Catedral Basílica do Sr. Bom Jesus (Centro) e Igreja Nossa Senhora Sant’Ana (Canjica, 19h), em Cuiabá. Encerramento da Semana da Consciência Democrática em São José dos Quatro Marcos, com passeio ciclístico e som com DJ (15h), premiação do concurso de redação (19h30) e logo após Noite Cultural, com show de Nico e Lau.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet