Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Economia

Ministro do Chile vê país em melhor posição que a maioria das nações

O ministro de finanças do Chile, Andrés Velasco afirmou, em entrevista em Nova York nesta sexta-feira (17), que o plano de estímulo fiscal do governo e os baixos juros estão ajudando o país a se recuperar da crise econômica mundial.


"Você economiza durante os bons tempos para usar suas economias nos tempos difíceis", disse o ministro, que completou: "ao utilizarmos uma parte destas reservas, nós estamos fazendo a coisa absolutamente correta".

Sendo o maior exportador de cobre do mundo, o Chile foi capaz de economizar cerca de US$ 42 bilhões, o que coloca o país em uma posição "muito melhor" do que a maioria dos países em meio à crise, disse Velasco.

Porém, um dos maiores desafios do governo de Michelle Bachelet será assegurar que o dinheiro reservado para o plano de estímulo seja gasto rapidamente e usado largamente para atingir seu objetivo de levar a economia chilena na direção do crescimento, conforme o próprio ministro ressalta.

Crescimento
O governo projeta crescimento entre 0,25% e -0,75% para a economia chilena este ano, desempenho acima da contração de 1% no PIB (Produto Interno bruto) do país prevista pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e bem além da média prevista pelos analistas, de queda de 1,5% no produto anual do país.

"A economia chilena deve começar a mostrar sinais de melhora na comparação mensal e trimestral nos próximos meses enquanto continua a trajetória de queda na base anual" afirmou Andrés Velasco.

Ratings
Paralelamente, a agência de classificação de risco Moody´s elevou o rating de débito estrangeiro do país para "A1", a quinta classificação mais alta, afirmando que as reservas acumuladas irão ajudar o Chile a se recuperar.

Por sua vez, a Standard & Poor´s o classifica como "A+" a mesma nota da China, e o país está apenas um degrau abaixo do A para a Fitch. Vale lembrar que estes são os mais altos ratings da América Latina.

"Existem poucos países - você provavelmente pode conter eles em uma mão - que receberam upgrades" em meio à crise, disse o ministro: "o Chile é um deles".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet