Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Do VHS ao streaming, conheça a evolução das tecnologias de armazenamento e compartilhamento de vídeo

DO VHS AO STREAMING, CONHEÇA A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOO cinema marcou uma revolução no final do século XIX e se tornou uma indústria gigantesca nos 100 anos seguintes. A simples ideia de registrar movimentos em vídeo foi gradualmente sendo expandida para experimentos visuais e narrativos. A sala de cinema ficou pequena para a revolução e, em algumas décadas, o mercado passou a adotar novas formas de armazenar, transmitir e compartilhar conteúdo em vídeo. Da película ao moderno streaming, siga os slides para descobrir como as tecnologias de armazenamento e compartilhamento de vídeo evoluíram ao longo do tempo.


PELÍCULA - A primeira maneira de armazenar vídeos foi a película cinematográfica, fabricada em grandes rolos que permitem longas filmagens, ao contrário dos filmes fotográficos comuns. Elas são fabricadas em diferentes formatos, sendo os mais conhecidos os rolos de 16 e 35 milímetros e Super-8.Atualmente, a película está caindo em desuso, já que tecnologias digitais oferecem maior praticidade a um custo muito mais baixo.

BETAMAX - A Betamax foi uma máquina inventada pela Sony nos anos 1970 que, pela primeira vez, permitia que qualquer pessoa gravasse programas transmitidos pela televisão em fitas. O slogan do Betamax era "assista o que quiser, quando quiser", e causou tanta incerteza na indústria de entretenimento americana que o assunto foi parar na justiça, numa ação movida pela Universal contra a Sony.O Betamax chegou a disputar mercado com o VHS, mas mesmo com o pioneirismo e uma qualidade melhor de gravação, acabou perdendo a guerra, pois as fitas VHS permitiam gravações mais longas.

VHS - O VHS foi a tecnologia inventada pela companhia japonesa JVC, concorrente da Sony. Tanto Betamax quanto o VHS utilizam tecnologias semelhantes, mas o segundo ganhou a disputa por causa do menor peso, do menor preço, e também porque tinha o dobro da capacidade. Além disso, a JVC firmou uma parceria com a indústria de aluguel de filmes, o que garantiu um número maior de títulos disponíveis. Em pouco tempo, a máquina Betamax perdeu lugar para o VHS.

LASERDISCO - LaserDisc foi apresentado ao mercado no final dos anos 1970, na mesma época em que VHS e Betamax disputavam o primeiro lugar nas vendas. O LaserDisc era bem inovador para a época: permitia navegar pelos capítulos de filmes, trazia conteúdos extras e utiliza sistema de som digital e, por isso, pode ser considerado o pai do DVD. Seu tamanho era o mesmo do disco de vinil, mas era prateado como CDs e DVDs. O que atrapalhou seu sucesso foi o preço elevado, que chegava a cem dólares por cada disco.

VCD - VCD é a abreviação para Video Compact Disc, criado pela Sony, Philips, JVC e Matsushita, em 1993. A tecnologia armazena vídeos e áudios em formato MPEG-1 num CD. Apesar da qualidade dos vídeos ser similar a do VHS, ela não se deteriora com o passar do tempo. O VCD foi a grande aposta do mercado para um formato digital, depois do fracasso do LaserDisc. A inovação não foi muito bem aceita nos países ocidentais e logo perdeu força no mercado, embora tenha se tornado um grande sucesso nos países orientais.

DVD - O Disco Digital Versátil, em português, foi lançado por uma parceria entre Sony, Toshiba, Philips e Panasonic, em 1995 no Japão e em 1997 nos Estados Unidos. Do mesmo tamanho, mas com maior capacidade de armazenamento que os CDs, o DVD salva arquivos de áudio, imagem e vídeo. Em comparação com o VHS, o DVD apresenta maior durabilidade, qualidade de imagem e versatilidade, já que o usuário pode navegar com mais facilidade entre partes diferentes de uma gravação. O espaço extra para armazenamento e a tecnologia digital também permitiram que os discos de DVD viessem recheados de conteúdo bônus, como entrevistas da produção e opções como dublagens e legendas alternativas.

BLU-RAY - No início dos anos 2000, grandes companhias se reuniriam novamente para o lançamento de uma nova e mais eficiente tecnologia. O Blu-Ray nasceu das mãos de várias empresas, como Philips, LG, Samsung e Sony, que se reuniram numa associação.O disco Blu-Ray tem capacidade de armazenamento de até 128 gigabytes e, recentemente, vem caindo de preço, substituindo pouco a pouco o DVD como suporte físico de mídia.

STREAMING - A inovação do momento é a tecnologia streaming, que permite a qualquer usuário visualizar filmes, programas e shows sem a necessidade de ocupar espaço na memória do computador, celular ou tablet. O YouTube, criado em 2005 nos Estados Unidos, foi um dos pioneiros nesse novo sistema. Com a expansão do número de pessoas conectadas à internet, em pouco tempo conseguiu ganhar importância e se tornou o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. Atualmente, o YouTube, além de receber milhões de updates com filmes caseiros e vlogs, também se tornou uma espécie de emissora gigantesca, com milhares de canais disputando a audiência dos usuários em diferentes categorias.

NETFLIX - Outro serviço de streaming que está desafiando a indústria de entretenimento é o Netflix. Nele, qualquer usuário cadastrado pode assistir a séries, filmes e shows, incluindo produções originais, mediante conexão à internet e pagamento de uma mensalidade. O vasto catálogo, a mensalidade relativamente barata e a legalidade do serviço transformaram o Netflix em um fenômeno, que já começa a coletar rivais, especialmente nos EUA, como Hulu e Crackle.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet