Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de julho de 2020

Notícias / Cidades

Equipe da TVCA/Globo é levada para a PF após tentar entrar com 'droga' em MT; Sesp elogia ação - fotos

Da Redação - Wesley Santiago

12 Out 2015 - 21:14

Foto: Divulgação

Equipe da TVCA/Globo é levada para a PF após tentar entrar com 'droga' em MT; Sesp elogia ação -  fotos
Atualização 22h44 - A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) não foi informada desta 'simulação'. A intenção seria não alertar as forças de segurança sobre a reportagem. A detenção da equipe da TV Centro América (afiliada da Rede Globo) ocorreu em uma abordagem de rotina do Gefron.

Atualização 22h41 - Os policiais do Gefron fizeram o teste na substância encontrada com a equipe da TV Centro América e constataram que o produto é pó de giz. O repórter estaria fazendo uma reportagem para o Jornal Nacional, com a intenção de mostrar a fragilidade na fronteira do Brasil com países vizinhos. A intenção seria apresentar o vídeo e levar a suposta droga para o secretário de Segurança Pública, o que não foi confirmado.

Atualização 21h47 - Por fim, Mauro Zaque ainda confirmou que a equipe do Gefron deve ser reforçada nos próximos meses. A intenção é colocar 40 novos homens para defender a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. 

Atualização 21h45 - O secretário ainda acrescentou que: "Vamos analisar este caso a fundo. Precisamos saber o que aconteceu primeiro. Devemos instaurar um inquérito, porque a máquina do Estado foi acionada para isto. Tirar recursos da fronteira para fazer uma matéria é inadmissível, se este for o caso. Parabenizo mais uma vez a equipe do Gefron pelo trabalho. Mostra que estamos atentos e protegendo a nossa fronteira. Fui promotor nesta região durante anos e sei como é difícil".

Atualização 21h42 - O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, explicou em entrevista por telefone ao Olhar Direto que os detidos estão sendo conduzidos para a Polícia Federal, em Cáceres. Lá, os testes serão feitos para determinar se a substância encontrada no veículo é cocaína: "A polícia está trabalhando, este é o trabalho do Gefron. Se for confirmado que isto foi tudo para uma matéria, eles tem de responder por isso. Tirar toda uma equipe da polícia causa um prejuízo tremendo ao Estado. É passível de pedir indenização".

Atualização 21h39 - A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a redação da TV Centro América. O jornalista, identificado como Thiago, disse que a equipe estava tentando confirmar a informação da detenção dos colaboradores. Ainda foi dito que eles estariam produzindo uma reportagem na região. Porém, nenhum posicionamento foi dado de forma oficial até o momento.

Atualização 21h30 - A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) confirmou que o repórter e o restante da equipe da TV Centro América foram detidos e encaminhados à Polícia Federal, em Cáceres.

21h14 - O jornalista Alex Barbosa, repórter de rede da TV Centro América (afiliada da Rede Globo), foi detido no início da noite desta segunda-feira (12), por uma equipe do Gefron (Grupo Especial de Fronteira). De acordo com as informações preliminares, os militares abordaram o veículo em que ele estava e encontraram grande quantidade de pó branco (substância parecida com cocaína), envolto em papelotes.
 
Durante a ação, realizada na noite de hoje, foram detidos dois veículos que estavam na rodovia MT-070, na região de fronteira entre Cáceres e a Bolívia. Um homem, ainda não identificado e de naturalidade boliviana, era quem conduzia um dos veículos (Parati, de cor branca).
 
O boliviano relatou aos policiais que trabalha há muito tempo no Brasil e que conhece a região de fronteira muito bem.
 
Ainda conforme o que se apurou preliminarmente, o repórter da TV Centro América estaria fazendo uma reportagem sobre tráfico de drogas na região. A substância encontrada pelos policiais não seria cocaína. Porém, os militares ainda irão testar o pó branco encontrado no porta-malas.

Mais informações em instantes.

49 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Renato Soares
    14 Out 2015 às 23:55

    Foi apresentado no Jornal Nacional e antes da reportagem ir ao ar eles mostraram os documentos informando a autoridades da matéria alem de mostrar como prepararam os sacos com gesso. As autoridades deveriam agir de forma mais efetiva ou querem dizer que as drogas são transportadas como? Deve ser por tele-transporte... kkkkkkkk Vamos ser mais imparciais "Redação do Olhar Direto". #FicaDica

  • Ângelo Zirbes
    14 Out 2015 às 13:39

    A Guerra ás Droga é assim mesmo. Uma serpente sem fim comendo a própria cauda. Desde a proibição arbitrária das drogas os problemas se acumulam a ponto do EUA país que institucionalizou pelo mundo essa guerra, estar se arrependendo e aos poucos voltando atrás começando pela maconha. Dêem um olhada na história do Harry Jacob Aslinger e nas politicagens dos anos 30 pra começar a perceber só a pontinha do fio da meada dessa história toda. Não sou agente de lei mas convido a conhecer os Agentes da Lei Contra a Proibição das Drogas. Uma instituição que teve início nos EUA e é formada por juízes, policiais, operadores da lei em geral e tem braços pelo mundo inclusive no Brasil. www.leapbrasil.com.br A proibição gera o tráfico. Lesividade e potencial de vício não são os critérios para tornar uma substância ilícita. Haja visto que esse índices extrapolam em muito quando se fala em drogas como álcool, tabaco, tarja preta e até mesmo o inocente açúcar refinado. Drogas quando o uso é abusivo é assunto de saúde, não de polícia. Quando o uso é com parcimônia, medicinal (mesmo que alternativo), recreativo ou religioso e não é prejudicial a terceiros, então é assunto da privacidade do indivíduo e não cabe a mais ninguém nem mesmo ao Estado o poder sobre a autonomia da vontade do indivíduo.

  • Raquel
    13 Out 2015 às 18:52

    É preciso ser muito inocente para acreditar nessa conversa. Peloamordedeus!!!

  • Sergio Ramos
    13 Out 2015 às 18:50

    KKKKK palhaçada com a cara da policia ,tudo bem e uma simulação,mas porque a tv não vai la na casa do Riva do arcanjo ,e o jogo de bicho corre solto na cuiaba e nada se faz....vai catar coquinho reporte da figa..devia ter levado um tiro pra largar de ser otário.. as ruas de Cba.estãoa cabadas fala do mauro mendes que mora no Alfaville em mansão com nossa grana ,,devia ter se fudido repoter safado.

  • nó de catchorro
    13 Out 2015 às 16:00

    proibido transporte de argamassa e gesso, segundo o GEFORON, nas imediações de fronteirakkkkkkkkk

  • nó de catchorro
    13 Out 2015 às 15:50

    fartano gesso no pronto socorro e esse povo esbanjando. oce vai la e só sai com braço quebrado e só sai com a tipoia...

  • nó de catchorro atuando
    13 Out 2015 às 15:48

    cambio GEFRON : estão analizando pra ver se o gesso tem selo do INMETRO? kkkkkk copiou?

  • nó de catchorro de vorta
    13 Out 2015 às 15:41

    e o restante das drogas que entram? deve ser por tele-transporte. não é saudoso GEFRON E PF?

  • Abadia
    13 Out 2015 às 15:31

    http://www.marcoaureliodeca.com.br/2015/10/13/prisao-de-alex-barbosa-pode-ter-sido-forjada-para-vender-suposta-eficiencia-da-policia/

  • Mariazinha
    13 Out 2015 às 11:40

    Uma humilde perguntinha. QUEM ACREDITA QUE NÂO ERAM DROGAS????!!!!

Sitevip Internet