Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Poxoréu faz exposição cultural no saguão da AL

Durante as “Semanas Culturais na Capital”, os municípios mato-grossenses terão a chance de divulgar na Assembleia Legislativa, o turismo e potencialidades de seu território. Em uma nova etapa das exposições, a Casa abriu hoje (17), às 9h, em seu saguão principal, a mostra de Poxoréu que apresenta as riquezas de seu artesanato e de sua gastronomia. Para a realização do evento, os dez expositores que vieram a convite do presidente da Casa, deputado José Riva, recebem apoio logístico do Instituto Memória da AL. Eles permanecerão no espaço até sexta-feira (21).


Um dos pontos fortes da exposição, na opinião da secretária do Instituto Memória, Ísis Catarina é a produção literária e os móveis em marchetaria, que é a arte de empregar madeiras incrustadas, embutidas ou aplicadas em peças de marcenaria, formando desenhos variados e verdadeiras obras de arte. “A amostragem de pedras semipreciosas da região também esta sendo um dos grandes atrativos”, assinalou Ísis ao convidar a população para visitar o espaço.

A secretária de Indústria, Comércio e Mineração de Poxoréu, Lena Guedes lembrou que é a primeira vez que o grupo expõe seus produtos na Assembleia e disse que espera voltar outras vezes. “É uma oportunidade significativa para o município. Uma experiência nova que irá beneficiar os artesãos em todos os sentidos”, avaliou. Lena destaca que além do apoio da prefeitura municipal, os expositores também receberam incentivos de várias secretarias do município para participarem da mostra na AL. Entre os diversos apoiadores, Lena destacou o grupo Águias do Artesanato, a ONG Perspectiva 21 e o SEBRAE.

Ao exibir as bonecas de pano, caixas fabricadas com técnicas de decoupage, bordados, crochês, sacolas ecológicas, lembranças temáticas de Poxoréu, licor e sorvetes de pequi, entre outros alimentos gastronômicos, a coordenadora de cultura do município, Sandra Sol, destacou que a cidade é um ‘berço de talentos’.

A secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Teodomira Alves Lima, acrescentou que acredita no talento dos artistas regionais. “Além de divulgar os pontos turísticos de Poxoréu, essa exposição trará retornos econômicos”, calculou Teodomira.

Ainda se referindo ao potencial turístico, Teodomira citou o Ecoturismo, as fontes hidrotérmicas, as cachoeiras, as grutas, as formações rochosas e os morros. Além disso, ela explicou que a região é bastante frequentada pelos amantes dos esportes radicais. “Poxoréu é a única cidade de Mato Grosso que tem uma trilha adaptada para a prática de parapentes”, afirmou a secretária.

Admirador das obras regionais, o vereador Jailton Costa Xavier, o Jajá, disse que continuará lutando pelo desenvolvimento do turismo e artesanato de Poxoréu. “Temos muito a oferecer. Festas religiosas, comidas típicas e uma variedade de artesanatos”, declarou o vereador.

Depois de Poxoréo, no início do mês de setembro, Nobres e General Carneiro, apresentarão no saguão principal da AL suas respectivas “Semanas Culturais na Capital”.

Poxoréo
Localizado a 259 km de Cuiabá, no sudeste do estado, Poxoréo tem um calendário muito diversificado de atividades culturais, com festivais na cidade e em seus distritos. Além da tradicional Semana de Poxoréo, realizada anualmente em outubro, no calendário turístico estão incluídas as Festas de São João Batista, do Bom Jesus de Alto Coité, da Capela e da Fogueira, esta na Cohab Xavante.

Além disso, seus visitantes não podem perder a festa do Milho Verde, em Paraíso do Leste. As festas de Jarudore e Aparecida do Leste, por sua vez, completam um cenário de ricas tradições, sobretudo as nordestinas. Na cidade, ainda acontecem a Feagropox (a Feira Agropecuária de Poxoréo), com seu encontro de violeiros – já tradicional e que atrai um grande público, sem contar a qualidade dos competidores. Outra atração de Poxoréo são as águas termais que, há alguns anos atrai turistas. Localizado na região do Buritizal, o Balneário Lagoa, de águas quentes, proporciona a todos um divertimento sadio. Suas águas têm propriedades medicinais reconhecidas.

O que:
Semana Cultural de Nobres na Capital
Período: 31/08 a 04/09 – Abertura: 01/09 (3ª feira) às 9hs
Temas: Artesanato; Gastronomia; Diversidades Culturais
Semana Cultural de General Carneiro na Capital
Período: 14 a 23/09 – Abertura 15/09 (3ª feira) às 9hs
Temas: Artesanato; Gastronomia; Diversidades Culturais
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet