Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Tradição e sucesso

Pescuma, Henrique e Claudinho trabalham projeto inspirado na Copa

Mais de 20 anos de carreira e o mérito de ter resgatado o rasqueado cuiabano. Essas são algumas das boas características – sim, tem mais – do trio musical Pescuma, Henrique e Claudinho.

Foto: Divulgação

Pescuma, Henrique e Claudinho trabalham projeto inspirado na Copa
Mais de 20 anos de carreira e o mérito de ter resgatado o rasqueado cuiabano. Essas são algumas das boas características – sim, tem mais – do trio musical Pescuma, Henrique e Claudinho, que levam a música mato-grossense além das fronteiras do Estado. O próximo projeto do trio é audacioso e terá a Copa do Pantanal como foco.


Foi ainda na década de 1980 que Henrique e Claudinho começaram a carreira musical - e passaram a ter Pescuma junto apenas na década seguinte. Naquele tempo, o rasqueado, ritmo musical das raízes de Cuiabá, estava escondido pela periferia da cidade, sem destaque, sem reconhecimento.

Foi quando a dupla, que cantava sertanejo, começou a colocar o ritmo no repertório, levando-o até a antiga boate Panacéia, onde faziam seus shows. Era o rasqueado saindo dos bairros mais pobres e chegando até a elite cuiabana. E deu certo.

Hoje o trio leva o rasqueado para o Brasil inteiro, devido ao reconhecimento que conquistaram com anos de trabalho e esforço. E cantam o que o povo gosta de ouvir, do rasqueado ao sertanejo, passando pela música caipira e pelos ritmos do sul do país, já que Mato Grosso é um lugar que reúne tantas culturas.

E, nada foi do dia para a noite e nada foi tão fácil. São anos de dedicação para conseguir recursos e investimentos, afinal, eles fazem questão de frisar que não recebem dinheiro do governo para cantar rasqueado, como dizem algumas fofocas sem fundamento.

Hoje Pescuma, Henrique e Claudinho gozam de sucesso certo com o público, onde quer que cheguem, e bom relacionamento com grandes nomes da música nacional, como a dupla Zezé di Camargo e Luciano, que tanto deu apoio ao trio no início da carreira.

Exemplo disso é que, mais uma vez, os mato-grossenses irão participar do cruzeiro “É o amor com Zezé di Camargo e Luciano 2010”, no qual são os convidados da dupla para animar as noites dos passageiros a bordo do navio Costa Concórdia em fevereiro do ano que vem. Já é a segunda vez que Pescuma, Henrique e Claudinho são convidados para fazerem shows no cruzeiro da dupla sertaneja.

Hoje, o trio mais famoso de Mato Grosso já tem mais de 500 mil cópias de cd’s vendidos e vai fechar 2009 com pelo menos 100 shows.

O novo projeto

O novo projeto de Pescuma, Henrique e Claudinho é lançar o próximo DVD. Até o fim deste ano a tarefa é realizar a pré-produção, deste que promete ser um trabalho muito importante para ajudar a divulgar Mato Grosso para o mundo.

Parece audacioso, mas explica-se: é que o DVD terá a Copa do Mundo de 2014 como foco e pretende divulgar as belezas e tradições do Estado para turistas de todos os lugares.

O DVD, além das músicas, irá mostrar a cultura local e os quatro ecossistemas que se encontra por aqui: Amazônia, Cerrado, Araguaia e Pantanal. E, o cenário dos músicos será o futebol, como não poderia deixar de ser.

Para esse show já estão confirmadas participações de reconhecidos músicos nacionais, como Zezé de Camargo e Luciano, Guilherme e Santiago, César e Paulinho, Chico Rei e Paraná e outros, além participações locais.

A direção do DVD será do conceituado Casagrande, o mesmo que dirige os trabalhos de Zezé e Luciano. Já na semana que vem o trio irá a São Paulo para discutir alguns detalhes sobre o projeto. A meta é gravar no primeiro semestre de 2010 e lançar no segundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet