Olhar Direto

Quarta-feira, 19 de junho de 2019

Notícias / Cidades

​Emanuel diz ter orgulho de ser o prefeito que vai entregar novo Pronto Socorro; veja vídeo

Da Redação - Vinicius Mendes

15 Set 2018 - 08:39

Foto: Reprodução

​Emanuel diz ter orgulho de ser o prefeito que vai entregar novo Pronto Socorro; veja vídeo
Após a confirmação de que o novo Pronto Socorro de Cuiabá será entregue ainda em dezembro deste ano, a Prefeitura de Cuiabá divulgou um vídeo divulgando as obras. Nele o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) diz ter orgulho de ser cuiabano e de ser o prefeito que vai entregar o Pronto Socorro.
 
Leia mais:
Prefeito garante inauguração de novo pronto-socorro em dezembro, com presença de Temer
 
Em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que o novo pronto-socorro de Cuiabá será entregue no mês de dezembro com a presença do presidente da República, Michel Temer (MDB), que liberou um recurso de R$ 100 milhões para a finalização da obra.
 
Com a vinda do recurso, o novo pronto-socorro não precisará do dinheiro, cerca de R$ 80 milhões, que foi acordado para ser repassado pelo Governo do Estado. Segundo Pinheiro, uma reunião será marcada com o governador Pedro Taques, para articular que este dinheiro seja usado para o custeio da nova unidade de saúde nos primeiros anos.
 
No vídeo divulgado pela Prefeitura de Cuiabá, Emanuel fala que o Pronto Socorro contará com 315 leitos, 40 leitos de UTI, e “vai se transformar na obra mais importante em saúde pública dos últimos 50 anos do Estado de Mato Grosso”. O hospital ocupa um espaço de 21 mil metros de área construída.
“É por isso que tenho orgulho de ser cuiabano, e orgulho imenso de, como prefeito da terra em que nasci, ser o prefeito que vai entregar, que vai realizar o sonho da população cuiabana e o meu sonho como prefeito da capital do Estado de Mato Grosso”.


 
Visita da equipe técnica do governo
 
No dia anterior à coletiva (13), o secretário Huark Correia, o secretário adjunto de Gestão, Flávio Taques e o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, receberam o secretário adjunto de Relações Institucionais do governo federal, Raimundo Ribeiro e o assessor da secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Sérgio Luiz da Costa para uma visita técnica às obras do novo Pronto Socorro, para avalizar estes recursos que o Governo vai disponibilizar para o município.
 
Ribeiro revelou que veio a Cuiabá a pedido do presidente Michel Temer e do ministro-chefe da secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun. Ele disse que o objetivo da visita era saber se até o final do ano seria possível que a unidade hospitalar tivesse alguma funcionalidade, mesmo que a implantação fosse gradativa, para começar a atender o público.
 
O secretário Huark disse que o fator limitante para terminar a obra ainda este ano era o financeiro. Com a sinalização deste aporte do governo federal, o consórcio responsável pela construção do novo Pronto Socorro foi acionado e os diretores se prontificaram a estabelecer um cronograma de entrega com prazo antes do final do ano para já colocar os equipamentos e o PS ter funcionalidade.
 
“A ideia é colocarmos o novo PS para funcionar até o fim do ano. O Pronto Socorro atual entrará em reforma para virar um hospital mais direcionado para o segmento materno-infantil. Essa é a proposta que o município fez para a União, para podermos abrir as portas do novo PS e fazer um atendimento com mais qualidade ao cidadão cuiabano e de todo o estado de Mato Grosso”, explicou Huark.
 
O secretário revelou ainda que, com este aporte, até o fim do ano será possível colocar para funcionar a parte de emergência, a parte de internação dos leitos de enfermaria e a maioria dos leitos de UTI, além do centro cirúrgico.
 
Os dois representantes do Governo ficaram bastante impressionados e entusiasmados com o tamanho e a qualidade da obra.
 
“Esta é a primeira vez que venho a Cuiabá. Estão todos de parabéns, pois é uma obra espetacular. Confesso que estou impressionado com o padrão de qualidade. Disse ao secretário que o paciente que for atendido aqui, num ambiente como esse, já tem 20% da sua cura garantida. Isso é importante, existem pesquisas já feitas que comprovam que o paciente quando chega num ambiente bonito e acolhedor, se sente melhor. Parabéns ao prefeito Emanuel, ao secretário Huark e à comunidade que vai receber um hospital deste porte”, elogiou Raimundo Ribeiro.
 
O assessor da secretaria de Atenção à Saúde disse que esta é sua segunda visita à obra e que o avanço e a evolução são perceptíveis desde a primeira vez que veio, no início de 2017. “Acredito que há a possibilidade de colocar em operação, em um curto espaço de tempo, um serviço de referência para todo o estado”, disse Sérgio Costa.
 
Para que isto seja possível, Costa pediu ao secretário de Saúde que mande para Brasília na próxima semana uma equipe com foco nos equipamentos e na obra para discutir junto com a equipe do Governo e agilizar a resposta dos questionamentos que surgirem durante a análise do projeto.
 
“Já está acertado com o coordenador de atenção hospitalar do Ministério da Saúde para que ele e sua equipe recebam vocês para resolverem essas questões, pois são cerca de 6 mil itens só dos equipamentos. Precisamos encurtar esse tempo de resposta. As propostas já foram apresentadas no Ministério da Saúde. As adequações já serão feitas na hora, com as equipes juntas”, explicou. O secretário Huark aceitou prontamente o pedido do assessor, justificando que esta é uma prioridade para a saúde do município.
 
O secretário adjunto de Gestão, Flávio Taques, disse que já tem uma equipe pronta para ser enviada para Brasília para sanar todas as dúvidas que os representantes do Governo tiverem para o fechamento deste convênio.
 
“A maior parte deste recurso será utilizada para o pagamento dos equipamentos, que estão em processo licitatório. A licitação está dividida em vários editais que já estão na praça, via pregão eletrônico. Os lotes contemplam quase 11 mil itens, que serão usados para equipar todo o novo Pronto Socorro, desde os equipamentos mais complexos, até o mobiliário”, finalizou Taques.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • joao do pedegral
    16 Set 2018 às 08:26

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • por justiça
    16 Set 2018 às 05:24

    cade o palito?

  • Bugre
    15 Set 2018 às 20:16

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • wanderson
    15 Set 2018 às 11:11

    1 ano ja na prefeitura oque o senho fez nada hum sim so plantou palmeiras que vale 17 mil cada folha de ouro elas tem acho

  • nelson
    15 Set 2018 às 10:06

    esse Prefeito conseguiu manchar o nome da familia inteira

  • Jwg
    15 Set 2018 às 10:05

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ana
    15 Set 2018 às 09:43

    Deus quiser o povo de MT terá vergonha na cara e seu filho N Ã O será eleito.

Sitevip Internet