Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Gelado

Friagem pode derrubar temperatura para 2ºC em Chapada dos Guimarães

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Friagem pode derrubar temperatura para 2ºC em Chapada dos Guimarães
Os termômetros poderão ficar perto do 0ºC no próximo final de semana em Chapada dos Guimarães (64 quilômetros). Isto é o que apontam as previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A expectativa é que a mínima possa chegar aos 2ºC.


Leia mais:
Temperatura pode despencar para 11ºC e Cuiabá deve bater recorde de frio no ano
 
Segundo as previsões do CPTEC, a próxima sexta-feira já começará gelada em Chapada dos Guimarães (e deve terminar do mesmo jeito). Na ocasião, os termômetros deverão variar entre 9ºC e 28ºC, representando uma amplitude térmica de quase 20ºC.
 
O frio ‘ganhará força’ a partir da madrugada de sábado, quando a mínima poderá atingir os 2ºC. Durante o dia, a máxima não deve ultrapassar os 18ºC.
 
A madrugada de domingo também promete ter mínima de 2ºC, com a máxima podendo chegar a 22ºC durante o dia. Na segunda-feira, o dia começará com 6ºC, mas durante a tarde os termômetros podem chegar a 29ºC.
 
Cuiabá
 
As previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que a temperatura pode despencar para 11ºC em Cuiabá no próximo fim de semana. A capital mato-grossense deverá registrar o dia mais frio do ano. Há ainda uma pequena possibilidade de chuva na sexta-feira (05).
 
Para a próxima sexta-feira está prevista mínima de 19ºC e a máxima de 32ºC. Há uma pequena possibilidade de chuva na parte da tarde. No sábado, os termômetro devem cair bastante, sendo que na madrugada a temperatura poderá chegar aos 11ºC. Durante o dia, ela deve subir, mas não ultrapassará os 24ºC.
 
No domingo, Cuiabá deverá registrar a menor temperatura do ano. A previsão aponta que a mínima poderá ser de 10ºC, com a máxima podendo chegar aos 28ºC. A segunda-feira também começará com os termômetros na casa dos 13ºC. Durante o dia, a máxima prevista é de 34ºC.
 
Friagem
 
Segundo o CPTEC, a partir desta quinta-feira (04), haverá a atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar que provocará acentuado declínio das temperaturas na Região Sul, e posteriormente, no Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil.
 
A intensa massa de ar frio na retaguarda da frente fria provocará acentuado declínio das temperaturas que favorecerá a ocorrência de geadas amplas e de forte intensidade na Região Sul do Brasil, provocando possivelmente transtornos ao setor agropecuário. Há também potencial para ocorrência de neve nos pontos mais altos da Região Sul, entre a sexta-feira (05/07) e o sábado (06/07). No sul da Região Norte (Sul do Amazonas, Acre e Rondônia) será observado o fenômeno da friagem, também provocando queda nas temperaturas principalmente no sábado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet