Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

IMPACTOS FINANCEIROS

Bortolin diz que tentativa de Lula em derrubar desoneração é uma catástrofe: 'desrespeitou os municípios'

30 Abr 2024 - 12:23

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Max Aguiar/ OD

Bortolin diz que tentativa de Lula em derrubar desoneração é uma catástrofe: 'desrespeitou os municípios'
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), criticou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prorrogação da desoneração da folha de pagamento.


Leia também
'Pressionado' por pauta ambiental, Mauro foge da polarização e mostra credenciais no Roda Viva com defesa de leis mais rigorosas


Bortolin classificou como “catástrofe” à medida que, segundo ele, desrespeita a decisão do Congresso Nacional e dos municípios.

“Para se ter ideia, a desoneração resultaria aos municípios do estado uma economia de R$ 53 milhões. Agora, o que tem que ser colocado, é que nós vamos fazer mobilização em Brasília, na Marcha Nacional, porque essa é uma das principais bandeiras e vamos fazer coro junto a Confederação Nacional dos Municípios para tentar barrar essa iniciativa do presidente”, disse em entrevista à imprensa nesta terça-feira (30).

Na avaliação Bortolin, existe uma possibilidade de reversão do quadro e o Supremo derrube o recurso apresentado pelo presidente em relação à desoneração.

“Nós, em Mato Grosso, vamos mobilizar todo mundo. Agora, o que o governo Lula fez foi um desrespeito. O Lula desrespeitou os municípios”, frisou.

Na semana passada, o presidente ingressou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei promulgada pelo Congresso Nacional que prorrogou a desoneração da folha de pagamento de municípios e setores produtivos.

Em dezembro, Lula editou uma Medida Provisória que retomou gradualmente a carga tributária sobre 17 atividades econômicas. No entanto, o Congresso Nacional aprovou uma lei que prorrogou a desoneração desses setores e diminuiu para 8% a alíquota da contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos municípios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet