Olhar Direto

Terça-feira, 26 de maio de 2020

Notícias / Cidades

Cidade de Mato Grosso proíbe festas, cultos religiosos e recomenda evitar academias e shoppings

Da Redação - Wesley Santiago

17 Mar 2020 - 09:34

Foto: Reprodução/Ilustração

Cidade de Mato Grosso proíbe festas, cultos religiosos e recomenda evitar academias e shoppings
A Prefeitura de Rondonópolis também adotou medidas para tentar prevenir o avanço do coronavírus na cidade. Por conta disto, estão suspensas liberações para realizações de festas e eventos; feiras livres e também cultos religiosos. O chefe do Executivo, José Carlos do Pátio, ainda recomendou que a população evite aglomerações.

Leia mais:
Isolados no Peru por coronavírus, cuiabanos relatam desespero para voltar para casa
 
A reunião que definiu os pontos aconteceu na segunda-feira (16) e contou com o prefeito, a secretário de Saúde, Izalba de Albuquerque e diversos outros representantes de vários órgãos. Foi elaborado o plano de contingência e prevenção contra o coronavírus com medidas a serem adotadas a partir de então pelo município.
 
Entre as medidas de contingência e prevenção contra o coronavírus definidas na reunião estão:
 
1 – suspensão de emissão de alvarás e cancelamento dos que já foram emitidos para festas e eventos por tempo indeterminado;
 
2 -  suspensão de todos os prazos administrativos sobre solicitações e reclamações;
 
3 – suspensão de reuniões da terceira idade que são costumeiramente realizadas pelas Secretarias Municipais de Promoção e Assistência Social, de Saúde e de Esportes para esta faixa etária;
 
4 – suspensão dos eventos esportivos;
 
5 – suspensão de feiras livres;
 
6 – suspensão de cultos religiosos;

 
Além dessas medidas, é recomendado à população que evite circular em locais de aglomerações como mercados, shoppings, academia e em ônibus. Também é indicada a suspensão de festividades de casamento.
 
Outra atitude importante, segundo a Secretária de Saúde, é evitar se dirigir às unidades de saúde em casos de sintomas comuns. “A população deve procurar as unidades de saúde somente quando for extremamente necessário. Aqueles que se sentirem mal e estiveram fora do Brasil devem ligar para o 192 do Samu, e um médico irá atendê-los em sua residência. E as pessoas, de foram geral, devem sair de casa o mínimo possível, porque quanto menos elas se movimentarem, menos o vírus circula”, ressaltou Izalba.
 
Durante o encontro, também foi criado um Cômitê de Gestão de Crises para acompanhar a evolução da pandemia e o quadro desta no município e decidir, junto com o gestor municipal, as medidas se mostrem necessárias para minimizar a proliferação do vírus entre a população.
 
Integram o comitê, além do prefeito, dos secretários de Saúde, de Governo, Mara Gleibe da Fonseca, de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Neves Lima, de Administração, Leandro Arduini, o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho, o Biliu, os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal Fábio Cardozo e Reginaldo Santos, também representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, profissionais do Departamento de Atenção Básica e de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde e os médicos Juliano Belivacqua e Bruno Moureira Carneiro.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • julia
    18 Mar 2020 às 10:08

    simples irão suspender assim como está acontecendo em Cuiabá e outras cidades do estado se o governador já suspendeu as do estado cabe aos prefeitos as do municipio

  • Zélia
    17 Mar 2020 às 17:32

    Medidas necessárias. Tomara que outros prefeitos sigam esse exemplo.

  • Sirlene
    17 Mar 2020 às 15:19

    Como ficará as aulas Senhor Prefeito? Se não pode ter aglomerações, me explique por gentileza.

Sitevip Internet