Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de abril de 2020

Notícias / Cidades

‘Pico’ do coronavírus em MT deve ser entre final de abril e início de maio, diz secretário

Da Redação - Isabela Mercuri

24 Mar 2020 - 18:26

Foto: China Daily/Reuters

‘Pico’ do coronavírus em MT deve ser entre final de abril e início de maio, diz secretário
O ‘pico’ dos casos de coronavírus em Mato Grosso deve acontecer entre o final do mês de abril e início do mês de maio, afirmou o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo no boletim divulgado no final da tarde desta terça-feira (24). Segundo ele, o Estado se prepara com a construção de 180 novos leitos de enfermaria e 30 de UTI no Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Leia também:
Sétimo caso de coronavírus em MT é de mulher de 32 anos; outros 269 suspeitos
 
Gilberto explicou que a secretaria realizou um levantamento de sua estrutura hospitalar para modificar seu perfil. Atualmente, são 543 leitos clínicos e de enfermaria e aproximadamente 179 de UTI, somente nos hospitais estaduais. No entanto, outras alternativas estão sendo buscadas para dar conta do atendimento, principalmente neste pico.
 
Uma destas alternativas é a construção emergencial do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, com estrutura de 180 leitos de enfermaria e 30 de UTI. Além disso, o antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e unidades do interior também serão voltadas para o atendimento de pacientes com COVID-19.
 
“Se ultrapassarmos o limite da nossa capacidade, teremos que adotar medidas suplementares”, afirmou Gilberto. O secretário também lembrou que 80% das pessoas que forem infectadas terão casos leves, algumas assintomáticas, e outras 20% terão apenas febre leve, sem dificuldade para respirar e devem ficar em casa confinados. “15% desses vão necessitar de atendimento hospitalar, e destes, de 3 a 5% precisarão de UTI”, explicou. A forma de prevenção ainda é a mesma: evitar o contato entre as pessoas, ficando em casa para, assim, reduzir o volume dos que vão precisar da assistência hospitalar.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Daniel
    25 Mar 2020 às 09:35

    "pico pro final de abril e inicio de maio" isso me faz pensar que o isolamento esta acontecendo em datas erradas, hoje temos poucos casos na cidade, o isolamento é pra esticar a curva de contaminação, não temos tantas por agora, acredito que deveríamos ter parado lá pelo dia 10 de abril. agora pelo jeito mês de abril todo vamos ficar parados, ou até maio. Complicoouu

  • Walter
    25 Mar 2020 às 09:27

    Tou em casa a 1 semana pelo bem da população segundo os especialistas. Estou beirando a loucura já. Mas tudo bem. Até 2022 esse corona vírus passa. Espere que não comece a faltar comida e água e os saqueadores tenham pena das pessoas que não tem armas.

  • LANDOLFO VILELA JUNIOR
    24 Mar 2020 às 22:20

    A população merece mais respeito. Isso está parecendo as obras da copa. Na semana passada o pico seria para a semana do dia 10 ao dia 15, agora passou para final de abril-começo de maio... É pra caba....

  • Jorge1
    24 Mar 2020 às 20:55

    Na gestão do Blairo Maggi, o Estado comprou antigo hospital São Thomé. Até hoje está fechado. Esta é uma boa hora para aproveitar aquele espaço.

  • Contribuinte Indignado
    24 Mar 2020 às 19:29

    Acho q nem vcs sabe quando vai ser o pico mesmo pq cada dia falam uma coisa agora é final d abril comeco d maio daqui uns dias é final de maio comeco de junho mas td bem vamos fica em casa é melhor

  • Contribuinte Indignado
    24 Mar 2020 às 19:28

    Acho q nem vcs sabe quando vai ser o pico mesmo pq cada dia falam uma coisa agora é final d abril comeco d maio daqui uns dias é final de maio comeco de junho mas td bem vamos fica em casa é melhor

Sitevip Internet