Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de julho de 2020

Notícias / Cidades

Prefeito anuncia novo toque de recolher e discute protocolo para distribuir hidroxicloroquina

Da Redação - Arthur Santos da Silva

22 Mai 2020 - 12:55

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Prefeito anuncia novo toque de recolher e discute protocolo para distribuir hidroxicloroquina
O prefeito de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), Fábio Martins Junqueira (MDB), anunciou nesta sexta-feira (22) a retomada do toque de recolher como medida para combater a pandemia do novo coronavírus. Junqueira afirmou ainda que está sendo criado um protocolo para utilização da hidroxicloroquina.

Leia também
Secretaria confirma mais uma morte por coronavírus em VG; três em menos de 12 horas no Estado

 
Informação foi divulgada pela rede social do prefeito. Tangará registra 48 pessoas contaminadas por coronavírus. Total de 22 pessoas já estão curadas, 25 em isolamento domiciliar e uma que segue internada em enfermaria. 295 casos foram descartados e 57 estão em investigação.
 
A Prefeitura de Tangará da Serra já havia decretado toque de recolher no mês de março. A medida foi bastante criticada por parte dos moradores. A mobilidade será restringida entre 20h e 6h. Junqueira alertou que o objetivo não é entrar em rota de colisão com a população, muito menos realizar prisões.
 
O Ministério da Saúde incluiu a cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de covid-19.
 
De acordo com o documento divulgado pela pasta, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

Boletim estadual

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de quinta-feira (21), 1.187 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 34 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Os últimos dois óbitos foram notificados pelos municípios de São Pedro da Cipa e Várzea Grande.

Dos 1.187 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 626 estão em isolamento domiciliar e 428 estão recuperados. Há ainda 99 pacientes hospitalizados, sendo 52 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 47 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 269 leitos de UTI e 877 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado – sendo que esses dados já incluem os novos leitos do Hospital Metropolitano. 

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,1% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,9% masculino; além disso, 344 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 4.496 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 126 amostras em análise laboratorial.

 

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Bedelho
    22 Mai 2020 às 22:55

    Essa cloroquina ta mal nas análises médico - científica estam dizendo que faz e piorar a saúde de quem contraiu a covid19

  • DELCIO JANKE
    22 Mai 2020 às 21:14

    E burro

  • Dito Cujo
    22 Mai 2020 às 15:57

    Prefeito,até onde eu sei o toque de recolher é decretado pelo Presidente da República,ainda assim em casos como estado de sítio,o que não está acontecendo no país.Você é prefeito,não o Chefe Maior do Estado.

  • luiz carlos da cunha junior
    22 Mai 2020 às 15:26

    olha so acara desse trem-vc acha que com essa cara ele pode discutir protocolo medicova marda-va administrar -va melhorar seu mandato-so quem pode discutir isso é alguem da area medica....OKdado recado

  • Péricles Rua pedra preta
    22 Mai 2020 às 14:16

    Parabéns prefeito. Povo só entende *LDC. *LINGUAGEM DA CORREIA.

  • Fernando
    22 Mai 2020 às 13:47

    Todos sabem que hoje o melhor tratamento é a hidroxicloroquina, e a politicagem barata custaram a vida de milhares de brasileiros.

  • Chico Bento
    22 Mai 2020 às 13:15

    Toque de Recolher: - Banda formada geralmente por três pessoas que batiam caixas de repique e bumbos, anunciando à população da cidade para se recolherem em casa após determinada hora. Também foi usado na primeira e segunda guerras, através de sirenes que tocavam anunciando ataques de inimigos geralmente aéreos. Nos morros e lugares onde há comando de traficantes e outros fora da lei, dão salva de tiros para que todos se recolham ou se defendam da policia quando está chegado. Qual seria dessas condições para que prefeitos decretem TOQUE DE RECOLHER? Senhores, saibam usar os termos e palavras, dentro do que eles são pertinentes!

Sitevip Internet