Olhar Direto

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Notícias / Cidades

Estudantes da UFMT pedem socorro financeiro à AL para retornarem a Mato Grosso

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

31 Mai 2020 - 09:38

Foto: Reprodução

Estudantes da UFMT pedem socorro financeiro à AL para retornarem a Mato Grosso
Um grupo de oito estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está realizando um intercâmbio na Colombia, encaminhou uma carta ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM) solicitando ajuda financeira para o custeio das passagens, orçada em R$ 2,5 mil, cada.

Leia também
Com caso confirmado, cidade de Mato Grosso fecha entrada para não residentes


No documento, os estudantes relatam o drama que estão vivendo com a pandemia do coronavírus em outro país e explicam que surgiu um voo humanitário organizado entre o governo colombiano, em parceria com a companhia aérea Avianca, com o custo de 468 dólares.

Os universitários também dizem que o voo está marcado para o dia 4 de junho e que eles não têm condições financeiras de arcarem com os custos totais das passagens. “É uma quantia muito alta que nós estudantes, que dependemos de bolsas, não temos condições econômicas de arcar”, diz trecho da carta.

No total, oito universitários aguardam o voo de retorno, mas dois destes alunos têm garantidas as passagens de volta pela Avianca. Desta forma, as seis passagens teriam o custo de aproximadamente R$ 15 mil.

Os estudantes foram para a Colômbia no começo do ano e inicialmente, o retorno estava previsto para a primeira quinzena de junho, quando o semestre acaba, mas as fronteiras foram fechadas no dia 17 de março para evitar transmissão da Covid-19.

A presidência da Assembleia Legislativa afirmou que ainda não recebeu a carta e que deve se posicionar sobre o assunto na segunda-feira (1).
 

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mulher ma
    01 Jun 2020 às 08:37

    Peçam pra papai e mamãe Saíram em plena pandemia Agora querem voltar? Se virem já são grandes A responsabilidades e de vcs e da UFMT Afinal capitalismo não presta Só socialismo.kkkk

  • SOS ESTUDANTES
    01 Jun 2020 às 08:24

    O assunto é serio, estes estudantes devem estar passando o sufoco, pois o Dolar esta alto o custo deles da em relação ao real subiu, alem dos maus tratos, por serem brasileiros e outro país, eles estão sem direito nem de sair de casa para comprar alimentos que são insultados por serem brasileiros, meu irmão passou por isso na argentina varios estudantes Colombia, Bolivia, Paraguai e Argentina estão sendo perseguidos por serem brasileiros pois na mídia de la esta saindo que brasileiro não respeita as medidas de isolamento, nosso presidente esta demonstrando isso, quando não respeita o uso de mascara faz aglomerações, acordem em quanto ha tempo, estes estudantes tem que ser resgatados.

  • Chico Bento
    01 Jun 2020 às 08:15

    Mas cadê os recursos da UFMT para suprir essa necessidade? Tenho certeza que se foram mandados para lá através de intercâmbio, é por que a universidade tem orçamento financeiro para isso! A senhora reitora da esquerda tem no mínimo a obrigação de se manifestar.

  • Ana
    31 Mai 2020 às 19:36

    Deixam de serem invejosos deveriam agradecer aos estudantes que estão buscando conhecimento para aplicar em nosso País.

  • Jc
    31 Mai 2020 às 18:36

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Gianini
    31 Mai 2020 às 18:21

    Se não têm dinheiro, por que viajaram? Se virem! Dinheiro público não é pra custear passeio de ninguém não.

  • Lu8sa Arruda
    31 Mai 2020 às 17:50

    Não voltem coxinhas.

  • Minnie CPA 2
    31 Mai 2020 às 16:53

    Sabiam do coronavirus e foram passear. Fiquem por aí mesmo.

  • Limite VG
    31 Mai 2020 às 16:52

    Se virem. Dinheiro de imposto não é para pagar turismo desses estudantes coxinhas.

  • Limite VG
    31 Mai 2020 às 16:52

    Se virem. Dinheiro de imposto não é para pagar turismo desses estudantes coxinhas.

Sitevip Internet