Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DURANTE A PANDEMIA

Secretário detalha dificuldades para instalar leitos de UTI: tem gente que acha que é só a cama

Foto: Reprodução

Secretário detalha dificuldades para instalar leitos de UTI: tem gente que acha que é só a cama
A reunião entre governador Mauro Mendes (DEM) e prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) resultou em 30 novos leitos de UTIs em Cuiabá. Em seguida, o governador também anunciou que irá abrir mais 30 em Várzea Grande, chegando a 40, pois a prefeitura irá abrir mais 10 para pacientes não infectados pela Covid-19. O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, no entanto, reclamou das cobranças por abertura de novos leitos, como se fossem procedimentos simples.


Leia mais:
Botelho elogia comportamento de Mauro e Emanuel: 'temos que ser menos políticos e mais estadistas'

Esse anúncio de novos leitos ainda atingiu outros municípios de Mato Grosso. Figueiredo comentou que além da região metropolitana, cidades do interior serão beneficiadas com pelo menos 10 leitos para atender a população. 

Em coletiva remota aos jornalistas, desta terça-feira (16), o secretário falou que tem que nem dorme com tanta preocupação com as cidades que não têm condições de receber leitos de UTIs ou aquelas que pode até receber, mas não tem profissionais capacitado. 

Apesar de ser um leito amplamente complexo, segundo o secretário, tem população que acha que é só chegar e colocar uma cama que o leito tá pronto.

"Parece que criar UTI é só colocar uma cama lá. Precisa de muita coisa. Como gás para o oxigêneo, aparelhos de monitoramento, respirador e os profissionais. É preciso ter pelo menos 60 funcionários para cuidar de 10 leitos de UTIS. Está faltando até remédio no Brasil, imagina UTI".

"UTI não está sendo fácil comprar, mas temos um plano e já vamos começar a distribuir pelo estado leitos de UTI para que a gente descentralize o atendimento todo em Cuiabá ou Várzea Grande. Eu nem durmo sabendo que tem cidade precisando", comentou o secretário.

Outro fato importante destaco por Gilberto é que em várias cidades do interior não tem profissional gabaritado para cuidar dos leitos. Muitos profissionais, ao se formar, vão buscar os grandes centros. Por isso, é difícil contratar tanto profissional para as cidades mais longes da capital. 

"Além disso, em cada leito aberto no estado precisaremos ter profissional gabaritado para cuidar, e a maioria está nos grandes centros. Não é só chegar e colocar um respirador. Precisa de várias coisas e de vários profissionais. Enfermeiro, médico, fisioterapeuta, técnico em enfermagem e por ai vai. Precisa de remédio, medicamento, insulmos, EPIs. Não é só chegar e colocar. Mas muito por ai não sabem como é e preferem criticar. Preferem falar mal do que pensar no positivo", concluiu o secretário. 

O secretário garantiu que mesmo com tantas dificuldades, o estado irá entregar nos próximos dias os seguintes leitos de UTIs: Nova Mutum 20 leitos; Barra do Garças 10 leitos;  Primavera do Leste 10 leitos; Rondonópolis 20 leitos; Campo Verde 10 leitos; Confresa 20 leitos; Água Boa 10 leitos; Peixoto de Azevedo 10 leitos; Lucas do Rio Verde 10 leitos; Cuiabá 30 leitos; Várzea Grande 30 leitos; Alto Araguaia 10 leitos. e Pontes e Lacerda 10 leitos.acerda 10, 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet