Olhar Direto

Notícias / Política MT

Janaina se emociona com relato de Botelho sobre Covid-19 e faz apelo por respeito à quarentena

Da Redação - Érika Oliveira

14 Jul 2020 - 18:13

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Janaina se emociona com relato de Botelho sobre Covid-19 e faz apelo por respeito à quarentena
A deputada Janaina Riva (MDB) aproveitou o relato do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (MDB), sobre como tem sido sua experiência após a infecção pelo coronavírus, para reforçar a necessidade de uma quarentena mais rígida para conter o avanço da doença no Estado. A emedebista lembrou da angústia dos mais de 100 pacientes que aguardam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso e criticou a condução das ações do Poder Executivo frente à pandemia.
 
Leia mais:
Botelho admite que subestimou a Covid-19 e informa que está 50% dos pulmões comprometidos
 
“Eu me emocionei ouvindo o depoimento do nosso presidente e imaginem vocês o que estão passando os nossos cidadãos neste momento. Em alguns dias nós já acumulamos uma fila de mais de 100 pacientes aguardando uma UTI. Eu quero aqui fazer coro do que disseram meus colegas: ‘todos nós subestimamos a Covid-19’. E infelizmente Mato Grosso não se preparou da maneira adequada”, disse a deputada, durante sessão remorta na tarde desta terça-feira (14).
 
Botelho, que está internado em uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, também participou da sessão. Ofegante e tossindo bastante, o presidente do Legislativo afirmou que está com mais de 50% do pulmão comprometido e que chegou a tomar o chamado “kit Covid” recomendado pelo médico Carlos Carretone, mas que os medicamentos - entre eles Azitromicina e Ivermectina - não impediram o avanço da doença.
 
“Não tinha dificuldades para respirar, não sentia dor. Apenas o peso na cabeça. Isso seguiu até quinta-feira, quando acabou os cinco dias tomando o kit. Na sexta-feira, fiz uma tomografia e constatou o comprometimento do pulmão em torno 10%. De domingo para segunda-feira tive muita febre, calafrios. Tive que levantar a noite para tomar banho. A febre veio acima de 40º. Então fiz uma nova tomografia, que apontou mais de 50% de comprometimento [do pulmão]”, contou Botelho, que permanecerá internado por tempo inderteminado.
 
Conforme o próprio parlamentar, sua ida para São Paulo se deu em razão da “aflição” que sentiu ao saber que poderia precisar de um leito de UTI e não encontrar em Mato Grosso. Botelho também disse que subestimou a gravidade da doença.
 
“Esse isolamento é fundamental. A gente entende a crítica do comércio quando ouve falar em lockdown, porque no início, na minha opinião de forma precipitada houve um fechamento praticamente geral no Estado. E agora, eles [empresários] estão sofrendo as consequência no momento que mais precisamos de fazer esse isolamento. Mas é importante reforçar que a população precisa ficar em casa, porque não temos UTI”, pontuou Janaina Riva.

24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • rato
    15 Jul 2020 às 14:05

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Maria vieira
    15 Jul 2020 às 12:45

    fora filhinha de papai

  • S. Junior
    15 Jul 2020 às 12:36

    Interessante que nenhum gestor público, especialmente do auto escalão dos diversos poderes de MT, utilizam aqui as estruturas de saúde. E lembrando que são os próprios que sacrificam nós empresários com impostos para viverem na soberba do dinheiro público.

  • Maria Auxiliadora Cândida Souza
    15 Jul 2020 às 11:32

    A deputada se emociona pelo colega para quem articulou jatinho e leito em hospital privado em outro estado e eu me emociono todas s vezes que leio que um morador de Mato Grosso morreu em UPAs aguardando leito de UTI. A diferença entre nossos motivos, meu e seu, é abissal, principalmente no quantitativo.

  • TEDA
    15 Jul 2020 às 10:09

    CADA POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECEM, É CAPAZ DE SE REELEGER NA PRÓXIMA ELEIÇÃO AINDA, O POVO NÃO SABE VOTAR

  • Jose
    15 Jul 2020 às 08:48

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Fernando
    15 Jul 2020 às 08:36

    Deputada Janaina, Nem todos subestimaram a Covid19. O deputado Lúdio Cabral tem sido uma voz importante e das mais responsáveis sobre a pandemia, orientando e alertando os passos necessários, em termos de políticas de saúde pública e econômicas no combate à pandemia. Pena que muitos não ouviram, especialmente a classe política, que deveria tomar decisões rápidas e baseadas na ciência.

  • gilberto
    15 Jul 2020 às 08:19

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • TSUYOSHI MARCOS NARITA
    15 Jul 2020 às 08:05

    Vocês não fizeram nada pela Saúde do Estado, não cobraram, não apresentaram projetos . Você deputada tem que ser emocionar com o povo que está morrendo por falta de médicos, unidades de atendimentos, medicamentos e um avião particular para ir se tratar fora estado .

  • Maria vieira
    15 Jul 2020 às 07:55

    é muito engraçado é chega a ser nojento ela só agora falar na população!! tá nem aí pro povo

Sitevip Internet