Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MODAL INTERMUNICIPAL

Governo vai às redes sociais explicar legalidade da troca do VLT pelo BRT

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governo vai às redes sociais explicar legalidade da troca do VLT pelo BRT
No dia em que a Assembleia Legislativa deve votar a mudança oficial do modal de transporte entre as cidades de Várzea Grande e Cuiabá, de VLT para BRT, o Governo do Estado usou as redes sociais para explicar que a substituição é legal.


Leia mais:
Dilmar Dal Bosco diz que Governo entrará na PGE contra PLC 36 e aposta: “com toda certeza vai ganhar”

Na página do Intagram, o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, explicou que a garantia do Governo de Mato Grosso pela substituição é possível, uma vez que o contrato com o Consórcio VLT foi rescindido em 2017, com ratificação da rescisão contratual pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em 2019.

De acordo com Francisco Lopes, a substituição já foi garantida somente pela rescisão do contrato com o Consórcio. Ainda segundo ele, as empresas podem recorrer, “pois essa manifestação é livre a qualquer pessoa jurídica ou física”, no entanto, seria difícil um revés jurídico, já que a decisão foi fundamentada nas legislações vigentes anticorrupção e de improbidade administrativa.

Votação nesta quarta

Alegando que o governador Mauro Mendes (DEM) está “muito apressado”, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) pediu vista da mensagem enviada pelo Executivo, pedindo autorização da Assembleia Legislativa para trocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transport (BRT). Com isso, a votação, que é para ser em caráter de urgência, não ocorreu na terça-feira e deve ocorrer nesta quarta, em sessão matutitna.

Na requisição, o gestor pede que os deputados autorizem a alteração nos contratos de financiamento firmados com a Caixa Econômica Federal, “para prever o BRT movido a eletricidade como alternativa ao VLT”, uma vez que o contrato original prevê o financiamento apenas destinado ao modal VLT.

A votação ocorre a partir das 10h. Nesta manhã, vários deputados da base do governador foram ao Palácio Paiaguás dicutir com o secretário chefe da Casa Civil a viabilidade e legalidade do projeto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet