Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Explicou ao secretário

Ministério explica que MS recebeu mais doses de vacina contra Covid-19 por ter mais habitantes idosos e indígenas

26 Mar 2021 - 17:47

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Ministério explica que MS recebeu mais doses de vacina contra Covid-19 por ter mais habitantes idosos e indígenas
Em reunião nesta sexta-feira (26), o Ministério da Saúde explicou ao Governo de Mato Grosso a discrepância entre o número de doses de vacinas entregues a Mato Grosso e a Mato Grosso do Sul. Segundo o ministério, a diferença está em relação a quantidade de moradores dos estados nas faixas etárias prioritárias à vacina contra a Covid-19.


Leia também:
Vacinômetro: veja como avança a imunização na sua cidade com mapa interativo do Olhar Direto
 
“Existe uma evidência de uma publicação feita pela Rede Globo que compara percentual da população vacinada, e logicamente é notório que nas primeiras remessas de vacina Mato Grosso do Sul recebeu mais doses que Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, nesta sexta-feira (26).
 
Segundo Gilberto, a explicação do Ministério está na quantidade de pessoas dos grupos prioritários. “Buscamos fazer uma avaliação disso e percebemos que MS tem 20 mil indígenas a mais que MT. MS contempla nas faixas etárias mais elevadas da população um número de habitantes maior que MT. Quando a gente começa a declinar a faixa etária, Mato Grosso passa a ficar na frente. Tanto que nas duas últimas remessas MT começou a receber mais vacinas que MS, e isso é uma lógica porque a população de MT é maior que a de MS. Isso não quer dizer que na faixa etária necessariamente isso se repita”, explicou.  
 
Mesmo diante da explicação, Gilberto garantiu que Mato Grosso questionou o Ministério sobre a fonte da informação, para saber se há equívoco nos números. “Estou sabendo que hoje tem uma reunião, inclusive, da nossa bancada federal com o Ministério da Saúde e esse assunto vai ser abordado. O que queremos é um tratamento igualitário e esclarecimentos se existe alguma desigualdade de tratamento ou não. Não quero acreditar que o Ministério da Saúde esteja fazendo algum privilégio a algum estado na distribuição de vacinas”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet