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mais asfalto

Sinfra elabora novo projeto para asfaltar antiga BR-080 no Nortão

Empresas começam confeccionar planejamento para asfaltar a rodovia estadual

05 Set 2009 - 13:02

De Sinop Alexandre Alves - Especial para o Olhar Direto

Mesmo com projeto de ampliação do trajeto da BR-080 tramitando no Senado Federal, que poderá “federalizar” trechos da MT-322, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) resolveu não esperar e já autorizou o estudo executivo para pavimentação de 280 quilômetros da rodovia, que liga Matupá à região Leste de Mato Grosso.


Os extratos dos contratos com as empresas já foram publicados no Diário Oficial do Estado e os engenheiros já estão autorizados a iniciar os trabalhos na estrada, que é conhecida no Nortão por BR-080. Depois de feitos os projetos, a Sinfra poderá licitar a pavimentação, em partes, ou por completo.

O estudo foi dividido em lotes e o primeiro corresponde a 100 quilômetros, partindo do entroncamento com a BR-163, em Matupá, até o km 100. Para esse projeto a Sinfra destinou R$ 1.747 milhão.

O segundo lote é de 80 quilômetros, partindo do km 100 até o 180, com recursos na ordem de R$ 1.278 milhão. Já o terceiro lote, de mais 100 km, partindo do km 180 até o km 280, o projeto custará R$ 1.499 milhão.

As três empresas que venceram a licitação têm prazo de 150 dias consecutivos para fazer os levantamentos. Os 280 km que estão em estudo de pavimentação ligam a região Leste do Estado até o Nortão, passando pela BR-158, comunidade Alô Brasil, município de São José do Xingu, “atravessa” o Parque Nacional do Xingu, passa pelo distrito de União do Norte e chega a Matupá.

Federalização

O texto que tramita no Senado, de autoria de Jaime Campos (DEM),  atualmente está na Comissão de Serviços de Infraestrutura e prevê que a MT-322 seja contemplada pela ampliação da BR-080. A federalização é feita por meio da inclusão de trechos no Plano Nacional de Viação, passando os custos de sua manutenção e futura pavimentação para a União.

Inicialmente previa a federalização de 1850 Km da BR-080, de Brasília (DF) a Ariquemes (RO), no entroncamento com a BR-364. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado acolheu substitutivo da Comissão de Viação e Transportes, segundo o qual o ponto final da rodovia passa a ser a cidade de Guajará-Mirim (RO).

Pelo traçado, sairá da capital federal, passará pelos municípios de Luiz Alves, (GO); Alô Brasil, São José do Xingu, Matupá, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Cotriguaçu, Colniza, em (MT); Nova União, Machadinho D'Oeste, Ariquemes e Guajará-Mirim (RO).

Depois de concluída a pavimentação, que ainda não tem prazos, facilitará o acesso da produção de Mato Grosso para o porto de Itaqui (MA), via Tocantins, ou para porto de Lima, no Perú, barateando os custos com exportação, via Oceano Pacífico.

Também tramitam no Congresso, em regime de prioridade, dois projetos de lei anexados: o 3239/08, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT) e o 1894/07, de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR), que amplia a BR-242.

O Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC) contratou a Fundação Ricardo Franco para elaboração de Estudos de Ensino e Pesquisa, para a confecção de projetos para a rodovia, entre a cidade de Sorriso e a BR-158. Os projetos dos primeiros lotes já foram concluídos.

A duas rodovias são consideradas importantes corredores multimodal e estrutural, que cortará Mato Grosso de Leste a Oeste. A BR-242 está inclusa na lista de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

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