Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Economia

Obama anuncia novas medidas para previdência privada nos EUA

O presidente americano, Barack Obama, anunciou neste sábado, em seu programa semanal de rádio, novas medidas para facilitar a adesão dos americanos a planos de previdência privada.


Com as mudanças, a adesão dos americanos que trabalham em pequenas empresas a planos de aposentadoria será automática --até o momento, o trabalhador é que tinha que providenciar a própria adesão. Os tipos mais comuns de previdência privada no país são o IRA (Individual Retirement Account) e o 401k --o primeiro é um plano individual, e o segundo é oferecido pelas empresas.

"Sabemos que a adesão automática faz uma grande diferença nas taxas de participação" nesses planos, disse o presidente. Segundo ele, "isso torna mais simples para os trabalhadores pouparem --e é por isso que vamos expandir [a adesão automática] para mais pessoas".

O governo americano também vai permitir que os cheques de restituição de imposto de renda sejam depositados diretamente nas contas de aposentadoria dos trabalhadores, o que pode beneficiar cerca de 100 milhões de famílias.

As outras duas medidas são a de depositar o dinheiro referente a férias não gozadas e abonos por faltas por motivos de saúde diretamente nos planos de aposentadoria (opção que não existe hoje) e o lançamento de um guia e uma página na internet para orientar os trabalhadores sobre as mudanças.

No pronunciamento, Obama destacou o desempenho positivo do setor manufatureiro, que registrou em agosto expansão após dezoito meses, mas lembrou que isso "traz pouco conforto para quem passou pela dor de perder o emprego nos últimos dois anos da recessão".

"Pois a recessão não apenas levou à perda de empregos, mas também à perda das economias. A queda nos valores das casas, por exemplo, também levou à queda no valor do maior investimento unitário da maioria das famílias. E a queda nos mercados financeiros levou a um declínio no valor dos 401s e de outras fontes de poupança e planos de aposentadoria", afirmou.

Segundo Obama, nos últimos dois anos, os americanos perderam cerca de US$ 2 trilhões em fundos de poupança.

"Espero que no próximo Dia do Trabalho [celebrado nos EUA na segunda-feira, dia 7], as tempestades econômicas que estamos enfrentando agora tenham dado passagem a tempos mais prósperos", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet