Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Secretário cobrou ministério

Mato Grosso do Sul vacina o dobro de MT mesmo tendo proporção semelhante de idosos

Foto: Reprodução

Mato Grosso do Sul vacina o dobro de MT mesmo tendo proporção semelhante de idosos
A disparidade da vacinação entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem chamado bastante atenção da população. Isso porque o Estado vizinho aparece como o que mais imunizou - proporcionalmente - a sua população no país, enquanto que na parte de cima do mapa (MT), o número é bem abaixo do esperado. Vale lembrar que as duas unidades da federação têm proporções semelhantes de idosos em sua população.


Leia mais:
MS recebe mais doses de vacina para profissionais de segurança e Gilberto pede explicações

Levantamento da revista Piaiú mostra que Mato Grosso do Sul é o estado que mais aplicou doses de vacina contra a Covid-19 proporcionalmente à sua população – 18 doses a cada 100 habitantes até 9 de abril. O ideal é que se tenham 200 doses a cada 100 indivíduos, já que são necessárias duas aplicações para a completa imunização.

Por outro lado, o Mato Grosso, estado vizinho, aplicou metade das doses – apenas 9 a cada 100 pessoas. Ambos têm proporções semelhantes de idosos em sua população: MS com 13% e MT com 12%.

Sobre isso, em um primeiro pedido de explicações do secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, o Ministério da Saúde pontuou que o Estado vizinho tinha mais indígenas e mais idosos que Mato Grosso.

No entanto, agora eles também receberam mais doses voltadas aos profissionais de segurança pública. Diante disso, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo disse que pedirá, novamente, explicações.

“Até aqui o Ministério da Saúde tem informado que o estado de Mato Grosso do Sul tinha mais indígena que Mato Grosso. Mandou pra lá mais de 20 mil doses de vacina alegando que tinha uma população indígena maior. Hoje eu fiquei sabendo que grande parte da vacina que foi a mais já foi utilizada para vacinar outros públicos porque sobrou dose de vacina para indígena”, lamentou o secretário

“O Estado de Mato Grosso do Sul teria uma população idosa maior que Mato Grosso, então como inicialmente a prioridade foi uma população de idade mais avançada, nós também  recebemos menos vacina. Agora, surpreendentemente, Mato Grosso do Sul também recebeu mais vacina para vacinar as forças de segurança”, completou.
 
Segundo Gilberto, além da Secretaria de Saúde, a Casa Civil e a Assembleia Legislativa faz a gestão junto ao Ministério para pedir explicações mais pormenorizadas. “Nós temos 3 milhões e meio de população, e o Mato Grosso do Sul tem algo em torno de dois milhões e 700, ou seja, a população deles é menor que a nossa, então tem que ter uma explicação um pouquinho mais técnica dessa divergência do número de doses que está recebendo Mato Grosso do Sul e do número de doses que estamos recebendo aqui”, afirmou.

Além deste problema, Gilberto explicou que o estado de Mato Grosso também segue com a vacinação baixa em relação a outros estados porque os municípios não tem alimentado o sistema com as informações de aplicações. O secretário afirmou que divulgará novamente o ranking das cidades, mesmo que isso deixe os secretários municipais incomodados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet