Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Risco maior

Prefeitura antecipa vacinação de pacientes renais e inicia imunização nesta sexta

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura antecipa vacinação de pacientes renais e inicia imunização nesta sexta
A Prefeitura de Cuiabá começa a vacinar contra a Covid-19, nesta sexta-feira (16), cerca de 600 pacientes que passam por hemodiálise. As pessoas receberão a dose no próprio local onde passam pelo tratamento médico. A explicação para que haja a antecipação é que eles têm que se deslocar diariamente para realizar o procedimento.


Leia mais:
Coronel Assis diz que 1600 policiais já foram vacinados em MT: ‘dentro do prazo estabelecido’

A primeira clínica em que os pacientes serão imunizados é a Clinemat, a partir das 9h30. O responsável pela aplicação das doses será o enfermeiro ou o técnico de enfermagem da própria instituição, com a supervisão de um profissional da Secretaria Municipal de Saúde.

“Faremos a imunização dos pacientes do Clinemat na sexta e sábado. A previsão é que no primeiro dia sejam vacinadas 163 pessoas e no segundo dia 146. A Secretaria Municipal de Saúde tem os nomes e CPFs de todos os pacientes, para garantir que apenas quem realize o tratamento no local seja imunizado”, explica a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

Ela revela ainda que, na próxima semana, os pacientes das outras clínicas também receberão o imunizante. “Na segunda-feira (19) e terça-feira (20), serão vacinados os pacientes da clínica Davita e na quinta-feira (22) e sexta-feira (23) serão imunizados os pacientes do Centro de Tratamento Renal – CTR, todos devidamente listados”, comentou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a vacinação desta população é mais um passo importante para o combate à pandemia. “Os pacientes renais são bastante vulneráveis pois precisam sair de casa constantemente para passar pelo tratamento de hemodiálise e isso faz com que estejam mais expostos ao vírus"

"Decidimos fazer a imunização deste grupo em parceria com as clínicas, pois podemos ter um controle mais rígido das doses, evitando a questão dos fura-filas. Estamos empenhados na imunização dos grupos prioritários, abrimos novos polos de vacinação e estamos acelerando a aplicação das doses, sempre com cuidados sanitários e com muita responsabilidade”, enfatizou Pinheiro.

Sem unidade na Política Nacional de Imunização, os pacientes que sofrem de insuficiência renal não foram colocados na lista de prioritários para receber a vacina no Brasil. Só que são importante grupo de risco. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada quatro doentes renais que contrai a Covid-19 morre.

Por isso, a Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal), entidade que representa pacientes, está apelando ao Ministério da Saúde que coloque os pacientes renais na lista de prioridade.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 203/21, que determina que os pacientes renais crônicos, pacientes transplantados e portadores do vírus HIV sejam priorizados no processo de imunização contra a Covid-19. Autora da proposta é a deputada Mara Rocha (PSDB-AC).

Em Portugal, os doentes renais e os profissionais de saúde que os atendem foram colocados como prioridade na vacinação contra a covid-19. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet