Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Dezesseis cidades decretam situação de emergência em Santa Catarina

Subiu para 16 o número de municípios que decretaram situação de emergência em Santa Catarina por causa do forte temporal que atingiu o Estado nos últimos dias.


Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual, as cidades são: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas e São Bernardino. Em Guaraciaba foi decretado estado de calamidade pública.

Por volta das 12h20, 48 municípios haviam comunicado que sofreram danos com o temporal. Ao todo, o Estado registra 1.153 pessoas desabrigadas --que estão em abrigos públicos-- e 14.532 desalojados --foram para casa de amigos ou parentes. Cerca de 68.568 pessoas foram afetas direita ou indiretamente pelas chuvas na região.

No Oeste, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 230 residências, enquanto Abelardo Luz sofreu com a forte chuva de granizo que provocou prejuízos em pelo menos 2012 edificações.

O município de São Domingos estava sem comunicação, enquanto a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, sofre com a falta de água e energia elétrica, verificando o destelhamento de 206 edificações. O município de Ipuaçu estava sem energia e com registros de destelhamento de casas e queda de árvores.

O município de Coronel Martins estava sem comunicação e energia elétrica, com destelhamento e queda de árvores. Monte Castelo informou aos técnicos da Defesa Civil Estadual a existência de cerca de 106 edificações atingidas, com pelos menos dois feridos, sendo uma vítima de infarto e 40 desalojados.

Penha, na foz do rio Itajaí-Açu estava sem água e sem eletricidade, além de contar com 411 edificações atingidas pelo vendaval. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram verificados destelhamentos, quedas de árvores e o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense.

Aulas

A Prefeitura de Guaraciaba (SC) informou nesta quarta-feira que as aulas foram suspensas por causa da chuva que atingiu a cidade na madrugada de ontem (8). Foi decretado estado de calamidade na cidade, após quatro pessoas morrerem e ao menos 89 ficarem feridas. Cerca de 70% de casas foram danificadas e 250 pessoas ficaram desabrigadas --e estão em abrigos públicos.

De acordo com a prefeitura, a previsão é que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (14). A escola mais atingida teve o telhado destruído e ginásio danificado. Outra razão para a suspensão das aulas é o difícil acesso de veículos aos locais.

Previsão

Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas devem continuar a atingir o Estado de Santa Catarina nesta quarta-feira devido ao deslocamento de uma frente fria, mas menos intensas do que a do início da semana.

De acordo com o Epagri/Ciram, as chuvas continuam até amanhã, podendo acontecer temporais isolados. Já na sexta, a nebulosidade diminui e não serão esperadas chuvas. As temperaturas devem permanecer estáveis, com máxima de 17ºC e mínima de 15ºC, em Florianópolis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet