Olhar Direto

Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Notícias | Cidades

De forma detalhada

Veja onde e como ficarão todas as estações do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Divulgação

Veja onde e como ficarão todas as estações do BRT em Cuiabá e Várzea Grande
O anteprojeto do Bus Rapid Transit (BRT) apresentado nesta semana pelo governo do estado para audiências públicas que ocorreram em Cuiabá e Várzea Grande, traz o esboço de como devem ser e onde devem ficar as estações do novo modal nas duas cidades. Olhar Direto traz todos os detalhes abaixo.
 
Ao todo, conforme a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), serão 46 estações divididas entre Cuiabá e Várzea Grande. As de maior movimento, conforme o previsto, serão: Morro da Luz; Bispo Dom José; Alencastro e Dom Bosco. A estimativa é de 145 mil embarques/dia nestas estações.
 
As características físicas e operacionais das estações são as seguintes:
 
  • APLICAÇÃO DE BRISES METÁLICOS PARA PROTEÇÃO CONTRA SOL E CHUVA
  • MÓDULOS COM 02 PARADAS SIMULTÂNEAS EM CADA SENTIDO
  • COBERTURA COM AVANÇO SOBRE O LEITO CARROÇÁVEL
  • PAINÉIS COM INFORMAÇÕES DE CHEGADA DOS ÔNIBUS
  • SISTEMA DE AR CONDICIONADO NOS MÓDULOS FECHADOS
  • CONTROLE DE ACESSO POR CATRACAS NOS MÓDULOS DE ESTAÇÃO FECHADA
  • SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA EM TODAS AS UNIDADES (ESTAÇÕES ABERTAS E FECHADAS) 
As estações fechadas serão aquelas com grande volume de embarques e desembarques. Elas terão validação o dos bilhetes (catraca) na entrada; portas de plataforma no acesso aos veículos; embarque e desembarque pelas portas traseiras dos ônibus; fechamento em vidro e brises metálicos em todo o perímetro e sistema de refrigeração artificial.
 
Já as abertas serão as com baixo volume de embarques e desembarques. Neste caso, a validação dos bilhetes (catraca) será no interior dos veículos. O embarque será feito pela porta dianteira e desembarque pelas portas traseiras dos ônibus. Além disto, elas terão fechamento com brises metálicos em todo o perímetro e ventilação natural.
 
Existem também as estações em passeio do tipo I, que têm as seguintes características:
 
• Estações com baixo volume de embarques e desembarques
• Validação dos bilhetes (catraca) no interior dos veículos
• Embarque pela porta dianteira e desembarque pelas portas traseiras dos ônibus
• Implantação em calçadas com largura superior a 3,50 metros
• Alta interferência visual com as edificações posicionadas atrás dos módulos
 
E também as estações em passeio do tipo II:
 
• Estações com baixo volume de embarques e desembarques
• Validação dos bilhetes (catraca) no interior dos veículos
• Embarque pela porta dianteira e desembarque pelas portas traseiras dos ônibus
• Implantação em calçadas com largura inferior a 3,50 metros
• Baixa interferência visual com as edificações posicionadas atrás dos módulos

Veja as fotos do projeto na galeria no fim da matéria
 
Confira abaixo quais serão as estações e de que tipo:
 
Estação Adalgisa de Barros
Estação lateral aberta
Várzea Grande – MT
Implantação em calçada com parada à direita junto à EE Prof. Adalgisa de Barros em Várzea Grande.
-
Estação Aeroporto
ESPECIAL - Estação existente reformada - operação unidirecional aberta
Várzea Grande – MT
Consiste na reforma parcial da estação existente, junto ao acesso ao Aeroporto Internacional de Cuiabá/Várzea Grande. Devem ser recuperadas as estruturas de cobertura existentes, inclusive os fechamentos laterais. Serão demolidos os elementos edificados existentes sob a cobertura na área da estação. As circulações para acesso de pedestres, plataformas e calçadas externas, serão parcialmente reconfiguradas conforme o projeto apresentado. A estação deve ter um acesso diretamente integrado ao acesso de pedestres do Aeroporto.
-
Estação Couto Magalhães
Estação bidirecional aberta
Estação lateral aberta
Várzea Grande – MT
Localizada no entroncamento da Av. da FEB e Av. João Ponce de Arruda. Na Av. da FEB será implantada uma Estação Lateral aberta, junto à praça General Couto Magalhães, que terá uma intervenção de readequação parcial conforme indicado no projeto, para acomodar a estação e os fluxos de pedestres na região.
Na Av. João Ponce de Arruda será implantada a Estação bidirecional aberta no canteiro central.
-
Estação da Manga
Estação unidirecional aberta reduzida
Várzea Grande – MT
Estação configurada por duas estações unidirecionais de comprimento reduzido, para atendimento de 1 ônibus de 23m na área coberta, implantadas no canteiro central da Av. da FEB.
-
Estação FEB
Estação unidirecional aberta reduzida
Várzea Grande – MT
Estação localizada na Av. da FEB próxima ao entroncamento com a Rua Irmã Elvira, implantada no canteiro central
-
Estação Cristo Rei
Estação bidirecional aberta
Várzea Grande – MT
Estação localizada na Av. da FEB próxima ao cruzamento com a Av. Dom Orlando Chaves, implantada no canteiro central.
-
Estação Abelardo Azevedo
Estação bidirecional aberta
Várzea Grande – MT
Estação localizada na Av. da FEB próxima ao cruzamento com a Av. Ver. Abelardo de Azevedo, implantada no canteiro central.
-
Estação Julio Müller
Estação unidirecional aberta reduzida
Várzea Grande – MT
Estação próxima à ponte Júlio Muller sobre o Rio Cuiabá, configurada por duas estações unidirecionais de comprimento reduzido, implantadas no canteiro central da Av. da FEB.
-
Estação Dom Aquino
Estação lateral aberta
Cuiabá – MT
Localizada próxima ao Shopping Popular, no encontro das avenidas Ten. Cel Duarte e Carmindo de Campos. Estação implantada em canteiro central para atendimento exclusivo de linhas no sentido centro de Cuiabá.
-
Estação Caetano Santana
Estação lateral aberta
Cuiabá – MT
Localizada em canteiro central da Av. Ten. Cel. Duarte, próxima à Rua Caetano Santana. Estação implantada em canteiro central para atendimento exclusivo de linhas no sentido centro de Cuiabá.
-
Estação Dom Bosco
ESPECIAL - Estação bidirecional fechada com largura total de plataforma de 5,50m.
Cuiabá – MT
Estação implantada em canteiro central reformado da Av. Ten. Coronel Duarte, próxima ao cruzamento com a Av. Dom Bosco.
Está integrada ao projeto de requalificação viária e urbanização da região da “Prainha”, que apresenta a reconfiguração das calçadas e paisagismo ao longo do trecho de implantação do Sistema BRT.
-
Estação Bispo Dom José
ESPECIAL - Estação bidirecional fechada com largura total de plataforma de 5,50m.
Cuiabá – MT
Estação implantada em canteiro central reformado da Av. Ten. Coronel Duarte, próxima à praça Bispo dom José.
Está integrada ao projeto de requalificação viária e urbanização da região da “Prainha”, que apresenta a reconfiguração das calçadas e paisagismo ao longo do trecho de implantação do Sistema BRT.
-
Estação Morro da Luz
ESPECIAL - Estação bidirecional fechada com comprimento adicional para 3 ônibus e largura total de plataforma de 5,50m
ESPECIAL - Estação unidirecional fechada com largura total de plataforma de 4,50m
Cuiabá – MT
Estação implantada em trecho de canteiros centrais reformados da Av. Ten. Coronel Duarte, próxima ao Morro da Luz. Serão implantados dois abrigos paralelos: o localizado ao norte para atendimento de até 3 ônibus de 23m por sentido, e o localizado ao sul para atendimento complementar de até 2 ônibus de 23m no sentido bairro CPA.
Está integrada ao projeto de requalificação viária e urbanização da região da “Prainha”, que apresenta a reconfiguração das calçadas e paisagismo ao longo do trecho de implantação do Sistema BRT.
-
Estação Mato Grosso
Estação unidirecional aberta reduzida
Cuiabá – MT
Estação localizada no canteiro central reformado da Av. Historiador Rubens de Mendonça, na altura da Rua Gago Coutinho. Com implantação em trecho curvo do viário, terá a guia retificada em toda extensão das plataformas de embarque e desembarque.
Estação localizada no início do Parque Linear. É prevista a readequação parcial da praça localizada no entroncamento com a Rua Gago Coutinho, com reforma de pisos e canteiros para permitir acessibilidade universal junto à travessia de acesso à estação.
-
Estação Parque Cidade Verde
Estação unidirecional aberta
Cuiabá – MT
Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
Implantada próxima à Rua Des. Trigo de Loureiro, com abrigos para 2 ônibus de 23m por sentido.
-
Estação Miguel Sutil
Estação unidirecional aberta
Cuiabá – MT
Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
Implantada próxima ao cruzamento com a Av. Miguel Sutil, com previsão de abrigos para 2 ônibus de 23m por sentido.
-
Estação Bosque da Saúde
Estação unidirecional aberta
Cuiabá – MT
Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
Implantada na altur da Rua Cons. Dr. Enio Vieira, com previsão de abrigos para 2 ônibus de 23m por sentido.
-
Estação Terra Nova
Estação unidirecional aberta
Cuiabá – MT
Estação localizada no canteiro central reformado da Av. Historiador Rubens de Mendonça, na altura da Rua Luis Phillippe Pereira Leite. Com implantação em trecho curvo do viário, terá a guia retificada em toda extensão das plataformas de embarque e desembarque.
Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
-
Estação Centro Político
ESPECIAL - Estação unidirecional fechada com largura total de plataforma de 5,50m e 2 acessos por estação nas extremidades.
Estação lateral aberta
Estações laterais abertas (conjugadas)
Cuiabá – MT
Estação implantada junto ao Centro Político de Cuiabá, em frente ao Shopping Pantanal. É composta dos seguintes tipos de abrigos:
- Duas estações unidirecionais fechadas especiais, com largura adicional de 2,00m e acessos com bloqueios para cobrança nas duas extremidades de cada abrigo. Estas estações serão implantadas no canteiro central, atendendo as linhas de BRT nos dois sentidos.
- Uma estação lateral aberta, localizada no encontro com a Av. Dr. Hélio Ribeiro, para atendimento das linhas convencionais sentido centro
- Um conjunto de 4 estações laterais abertas na calçada em frente ao Shopping Pantanal, implantadas associadas longitudinalmente, configurando 4 posições de parada para as linhas convencionais sentido bairro CPA.
A reconfiguração geral das calçadas, das travessias e a reforma da grande área de canteiro central deverão viabilizar os fluxos de pedestres, sobretudo no acesso às estações, tanto de passageiros lindeiros quanto de transferência entre estações, e nos fluxos de passagem, entre a entrada do Shopping Pantanal e a área do Centro Político.
Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo
-
Estação Praça das Bandeiras
Estação unidirecional aberta reduzida
Cuiabá – MT
Implantada próxima à Praça das Bandeiras, em canteiro central. Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
-
Estação Rubens de Mendonça
Estação unidirecional aberta reduzida
Cuiabá – MT
Implantada próxima à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em canteiro central. Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
-
Estação HCAN
Estação unidirecional aberta reduzida
Cuiabá – MT
Implantada próxima ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, em canteiro central. Estação localizada no trecho de implantação do Parque Linear no canteiro central da Av. Historiador Rubens de Mendonça, objeto de projeto específico de urbanização e paisagismo.
-
Estação Alencastro
ESPECIAL - Estação unidirecional fechada com largura total de plataforma de 4,50m e módulo de acesso complementar conjugado.
Cuiabá – MT
Localizada na área central de Cuiabá, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais.
É prevista a remoção do abrigo existente no local e implantação de um novo conjunto edificado, composto de uma estação unidirecional fechada de largura e comprimento especiais e um módulo anexo de acesso. O módulo de acesso será configurado por cobertura e fechamentos no mesmo padrão da estação e terá bloqueios de cobrança nas duas extremidades.
Deve ser prevista a readequação dos pisos e canteiros da Praça Alencastro na região de implantação da estação, mantendo o mesmo padrão de acabamento existente.
-
Estação Getúlio Vargas
Abrigo lateral
Cuiabá – MT
Localizada na área central de Cuiabá, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. Composta por dois abrigos laterais para atendimento a até 2 ônibus de 23m.
-
Estação Santos Dumont
Estação lateral aberta
Cuiabá – MT
Localizada na área central de Cuiabá, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. Composta por duas estações laterais abertas para atendimento a até 2 ônibus de 23m.
A Praça Santos Dummont será reformada parcialmente na região da estação, para configuração das plataformas de embarque e readequação dos canteiros e travessias.
-
Estação Estevão de Mendonça
Abrigo lateral
Cuiabá – MT
Localizada na área central de Cuiabá, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais.
Composta por um abrigo lateral aberto na Praça Ten. Antônio João Ribeiro. Toda a guia junto à Av. Isaac Póvoas será reconstruída para retificação e maximização da extensão da plataforma.
A Ten. Antônio João Ribeiro será reformada com a substituição completa dos pisos no novo padrão e readequação de canteiros e mobiliários em função da implantação da estação e dos fluxos de acesso de pedestres.
-
Estação Isaac Póvoas
Abrigo lateral
Cuiabá – MT
Localizada na área central de Cuiabá, junto ao cruzamento com a Av. Presidente Marques, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. É prevista a retificação da guia e alargamento da calçada no local de implantação da estação.
-
Estação Rachid Jaudy
Abrigo lateral
Cuiabá – MT
Localizada na área central de Cuiabá, junto à Praça Rachid Jaudy, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. É previsto alargamento da calçada no local de implantação da estação.
-
Estação XV de Novembro
Estação lateral aberta
Cuiabá – MT
Implantação na Av. XV de novembro em calçada com parada à esquerda junto ao SENAI-MT.
-
Estação Senador Metelo
Estação lateral aberta
Cuiabá – MT
Implantação na Av. XV de novembro em calçada com parada à esquerda junto ao Primeiro Batalhão da PM.
Foi prevista a readequação das travessias do entorno, especialmente na esquina da Igreja São Gonçalo, onde foi previsto o alargamento da calçada da Av. Sen. Metello e reconstrução do trecho final da escadaria e da rampa de acesso à Igreja, permitindo acessibilidade universal para pedestres.
-
Estação Porto
ESPECIAL - Estação bidirecional fechada para 3 ônibus com largura total de plataforma de 5,50m.
Estações laterais abertas (conjugadas)
Cuiabá – MT
A Estação Porto se configura como uma estação ou terminal de conexão, com função prioritária de transferência de passageiros entre linhas alimentadoras e linhas do Sistema BRT.
Será configurado por uma plataforma do Sistema BRT ao norte com largura total de 5,50m e implantação de estação bidirecional fechada, com cobrança tarifária e comprimento adicional para atendimento a até 3 ônibus de 23m por sentido.
Ao sul será implantada plataforma bidirecional para uso de embarque e desembarque das linhas alimentadoras e apoio à operação como mangueira. Nesta plataforma serão implantadas estações laterais abertas conjugadas, configuradas em conjuntos de 4 estações justapostas longitudinalmente para cada sentido.
Será construído um edifício de apoio ao sul, com área aproximada de 200 m2 . Na área disponível entre o terminal e o edifício do Atacadão deve ser prevista a implantação de uma praça arborizada, em projeto a ser detalhado na etapa executiva.
-
Estação Armínio Salem
Abrigo lateral
Várzea Grande – MT
Localizada na área central de Várzea Grande, junto à Praça Armínio Salem, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. É prevista a retificação da guia e alargamento da calçada no local de implantação da estação.
-
Estação Sarita Baracat
Estação unidirecional fechada
Várzea Grande – MT
Localizada na área central de Várzea Grande, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais.
Composta por uma estação unidirecional fechada para até 2 ônibus de 23m, a ser implantada na Praça Sarita Baracat. A Praça será reformada parcialmente na região da estação, para configuração das plataformas de embarque e readequação dos canteiros e travessias.
-
Estação Parque Ohara
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Rua Independência.
-
Estação Maria Dimpina
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Escola Municipal Maria Dimpina.
-
Estação Horto Florestal
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Praça Emanuel Pinheiro. A Praça será reformada parcialmente na região da estação, considerado o alargamento da seção viária no trecho. Serão readequados o piso, canteiros e mobiliários e é prevista a implantação de um abrigo lateral compacto para linhas de passagem.
-
Estação Shangri-la
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Rua Pedro Fernandes.
-
Estação Carmindo de Campos
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, em frente ao 9º Batalhão de Engenharia da Construção. Deve ser prevista a recuperação paisagística do canteiro existente de grandes dimensões, a partir da implantação da estação e viário do Sistema BRT.
-
Estação UFMT
Estação bidirecional fechada
Estação lateral aberta
Estação lateral aberta (conjugadas)
Cuiabá – MT
Estação implantada junto à Universidade Federal de Mato Grosso. É composta dos seguintes tipos de abrigos:
- Uma estação bidirecional fechada implantada no canteiro central, atendendo as linhas de BRT nos dois sentidos.
- Um conjunto de 3 estações laterais abertas na calçada em frente à UFMT, reservando o acesso de pedestres à Universidade existente e configurando 3 posições de parada para as linhas convencionais sentido centro.
- Uma estação lateral aberta na calçada sul, para atendimento das linhas convencionais sentido Bairro Coxipó.
 A reconfiguração geral das calçadas, das travessias e a reforma da área de canteiro central deverão viabilizar os fluxos de pedestres, sobretudo no acesso às estações, tanto de passageiros lindeiros quanto de transferência entre estações, e nos fluxos lindeiros, sobretudo para acesso à Universidade.
-
Estação Jardim das Américas
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Rua Haiti.
-
Estação Fernando Corrêa
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, em frente ao Supermercado Extra. Será implantada travessia de pedestres semaforizada em nível, conforme padrão geral das estações. É prevista a remoção da passarela elevada existente.
-
Estação Jardim Guanabara
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Rua Flamengo.
-
Estação Miranda Reis
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, próxima à Praça dos Motoristas. A Praça será reformada parcialmente na região da estação, considerada a intervenção viária no trecho. Serão readequados os piso e canteiros existentes no sistema de circulação de pedestres para acesso à estação.
-
Estação dos Bandeirantes
Estação bidirecional aberta
Cuiabá – MT
Implantada em canteiro central reformado da Av. Fernando Corrêa da Costa, na Praça dos Bandeirantes. Deve ser prevista a recuperação paisagística da Praça existente, a partir da implantação da estação e viário do Sistema BRT.
-
Jaime Benevides
Abrigo lateral
Várzea Grande – MT
Localizada na área central de Várzea Grande na Av. Couto Magalhães, próxima à Rua Jaime Benevides, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. É prevista a retificação da guia e alargamento da calçada no local de implantação da estação.
-
Pedro Gardés
Abrigo lateral
Várzea Grande – MT
Localizada na área central de Várzea Grande na Av. Filinto Muller, em frente à Escola Estadual Pedro Gardés, para atendimento com parada à direita dos ônibus do Sistema BRT e linhas convencionais. É prevista a readequação da baia de parada e das calçadas no local de implantação da estação.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet