Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PEC dos precatórios

Kardec elogia suspensão da pré-candidatura de Ciro à Presidência e crê em mudança de postura do PDT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Kardec elogia suspensão da pré-candidatura de Ciro à Presidência e crê em mudança de postura do PDT
O deputado estadual Allan Kardec, presidente estadual do PDT em Mato Grosso, julgou correta a estratégia do ex-ministro Ciro Gomes de suspender sua pré-candidatura à presidência da República depois que os deputados federais do PDT votaram a favor da PEC dos precatórios. O parlamentar mato-grossense acredita na mudança de posicionamento dos deputados da bancada do PDT, e afirmou que quem sairá ‘vencedor’ após este debate será o próprio Ciro.


Leia também:
Neri, Medeiros, Leonardo e Emanuelzinho votam a favor da PEC dos Precatórios

A votação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (4) na Câmara Federal. Dos 24 deputados federais do PDT, 15 votaram a favor da PEC, que é a principal aposta do Governo para viabilizar o programa social Auxílio Brasil (sucessor do Bolsa Família), por meio do adiamento de pagamento de precatórios (dívidas da União já reconhecidas pela Justiça), a fim de viabilizar a concessão de ao menos R$ 400 mensais aos beneficiários do novo programa no ano eleitoral de 2022.

Depois da votação, Ciro, que é o presidenciável do PDT, se posicionou nas redes sociais e suspendeu a pré-candidatura. Escreveu: “Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição”.

“Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo. Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas. Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional”, completou Ciro.

Allan Kardec concorda com o posicionamento e, inclusive, acredita na mudança de votos na segunda votação. “O Ciro se posicionou duramente, acho que foi uma estratégia correta dele. Hoje nosso presidente Lupi está fazendo uma carga em cada um dos deputados que votaram a favor da PEC e uma resolução nacional a partir de hoje reposicionando o partido com relação ao nosso posicionamento e acredito que vai haver reversão”, afirmou.

O deputado disse que como a segunda votação deve acontecer só na próxima semana, há tempo para discutir e alinhar os votos do PDT e também de outros partidos ligados ao campo progressista. “Penso que esse posicionamento do Ciro vai mexer com o posicionamento de muitos deputados, não só do PDT, e se a gente conseguir a reversão e derrotar o Governo, quem vai sair vencedor e grande nesse debate será o próprio Ciro Gomes. Eu estou acompanhando tudo isso aqui junto com o Ciro e o posicionamento do nosso presidente Carlos Lupi”, completou Kardec.
 
Veja os votos da bancada do PDT:

A favor

Alex Santana (BA)
Félix Mendonça Jr (BA)
André Figueiredo (CE)
Eduardo Bismarck (CE)
Leônidas Cristino (CE)
Robério Monteiro (CE)
Flávia Morais (GO)
Mário Heringer (MG)
Subtenente Gonzaga (MG)
Dagoberto Nogueira (MS)
Wolney Queiroz (PE)
Flávio Nogueira (PI)
Silvia Cristina (RO)
Afonso Motta (RS)
Fábio Henrique (SE)

Contra

Idilvan Alencar (CE)
Túlio Gadêlha (PE)
Gustavo Fruet (PR)
Chico D´Angelo (RJ)
Paulo Ramos (RJ)
Pompeo de Mattos (RS)

Ausentes

Jesus Sérgio (AC)
Damião Feliciano (PB)
Marlon Santos (RS) 

Bancada mato-grossense

Metade da bancada mato-grossense na Câmara dos Deputados votou pela aprovação, em primeiro turno, do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. A proposta, analisada na madrugada desta quinta-feira (04), recebeu somente quatro votos a mais que os necessários (308) para a aprovação de uma PEC: 312 votos favoráveis e 144 contrários. Apenas Rosa Neide (PT) votou não. Dr. Leonardo (Solidariedade), José Medeiros (Podemos), Emanuelzinho (PTB) e Neri Geller (PP) votaram sim. Já Carlos Bezerra (MDB), Juarez Costa (MDB) e Nelson Barbudo (PSL) estavam ausentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet