Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

reflexo da pandemia

Sem filas e confusões, Enem em Mato Grosso 'assusta' por baixo comparecimento de candidatos

21 Nov 2021 - 12:00

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Fabiana Mendes

Foto: Rogerio Florentino

Sem filas e confusões, Enem em Mato Grosso 'assusta' por  baixo comparecimento de candidatos
Mato Grosso tem pouco mais de 70 mil candidatos inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no primeiro dia de prova, neste domingo (21). Aluna de escola pública, Aline Rodrigues, 19 anos, é uma das concorrentes, mas destacou as dificuldades da pandemia.


Leia também
Vídeos mostram coordenador da Funai sendo agredido por indígenas que pediam sua exoneração

 
“A preparação foi difícil, pela pandemia, mas consegui estudando, resolvendo questões de prova, lendo, resolvendo conteúdo. Eu moro no Santa Amália, cheguei antes, acordei cedo, com receio de atrasar, o horário é complicado. É meu terceiro ano. Pretendo cursar farmácia”, afirmou Aline.

O número de inscritos em todo Brasil no ano de 2021, aproximadamente 3,1 milhões, é o índice mais baixo dos últimos 16 anos. O exame chegou a ter 8,7 milhões de inscritos em 2014. Baixo número de 2021 pode ser explicado pela falta de vínculo entre o jovem e a escola que ocorreu por conta do fechamento das instituições durante a pandemia. Soma-se a isso às regras para obter isenção da taxa de inscrição. 
 
 


As dificuldades da pandemia são sentidas para além dos candidatos. Elson Ricardo de Melo, vendedor ambulante, notou o número inferior de participantes. “Reduziu bastante. Pelo o que estou vendo até agora. Uma média de 50%  menos. Eu vendo caneta, água, salgado”, explicou o morador de Várzea Grande.
 
Thiers Augusto da Silva, representante de uma universidade particular que acompanha as provas, também relatou o baixo comparecimento de candidatos. “Nós estamos trabalhando hoje nesse processo de acompanhamento, rodando nos pontos de prova, pra fazer esse processo de captação, abordagem, informado as oportunidades que eles têm fazendo a prova do Enem. Nós estamos aqui na expectativa de que esse volume, esse movimento melhore. Até o momento, para a nossa surpresa, está sendo um pouco assustador”.


 
O Enem


O Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.
 
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
 
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
 
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
 
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet