Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VEJA VÍDEOS

"Teve gente andando de barco onde era só mato”, lamenta moradora de Porto Esperidião após Rio Jauru transbordar

Foto: Olhar Direto

O Rio Jauru, que banha a cidade de Porto Esperidião, em MT, transbordou nesta quinta-feira (3) e atingiu diversas residências em seu entorno após intensas chuvas que atingiram o município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moisés Cardoso de Oliveira, foram contabilizados 300 milímetros de chuva nesta semana. Imagens obtidas pelo Olhar Direto mostram diversas casas alagadas nas proximidades do rio.


Leia mais: 
Temporais derrubam quase 200 árvores, provocam inundações e deslizamentos em Mato Grosso

Fonte que presenciou o temporal e que não teve sua casa atingida pelas águas contou à reportagem que “várias pessoas que moram a beira do rio estavam tirando pertences da casa para não perder. Teve gente andando de barco onde era só mato na seca”.
 

Conforme o coordenador da Defesa, a prefeitura apoiou e socorreu cinco famílias que tiveram que deixar sua residência por conta dos alagamentos. Moisés explicou que, conforme o sistema de monitoramento do município, foram registrados 300 milímetros de precipitação em Porto Esperidião nesta semana.

 
Além disso, pontuou que o transbordamento do Jauru se deu pelo elevado volume de chuva, bem como o controle das seis Pequenas Centrais Hidrelétricas que estão localizadas rio acima.

“O que atingiu e provocou o alagamento do rio Jauru são as fortes chuvas e o controle das PCH’s que temos pra cima do rio Jauru são seis pchs e três delas tem reservatório de água. Então quando tem fortes chuvas eles tem que controlar”, explicou.
 
Por fim, o coordenador pontuou que prefeitura e defesa civil continuam dando apoio e amparo aos cidadãos atingidos pelos temporais. Além disso, frisou que os danos foram apenas materiais, sem vítimas fatais.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitiu Alerta de perigo por chuvas intensas iniciando em: 03/02/2022 10:30. Terminando em: 04/02/2022 10:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em Mato Grosso, 88 municípios foram relacionados para o alerta, inclusive Porto Esperidião.


 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet