Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

Rede municipal

Stopa envia projeto à Câmara para instituir Programa de Escola Cívico Militar em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Stopa envia projeto à Câmara para instituir Programa de Escola Cívico Militar em Cuiabá
O prefeito de Cuiabá em exercício, José Roberto Stopa (PV), encaminhou à Câmara Municipal de Cuiabá mensagem do Executivo que inclui o Projeto de Lei Complementar dispondo sobre a implantação do projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar na Capital.


Leia também: 
Stopa assina decreto e derruba obrigatoriedade do uso de máscaras em Cuiabá; escolas e unidades de saúde são exceção

O texto, entre outras providências, visa mudar a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) para Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECIMC) Professora Maria Dimpina Lobo Duarte. A unidade de ensino completamente reconstruída em junho de 2021.
 
"Cabe ao município garantir o atendimento da educação básica à população, como uma ação prioritária para o desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. A gestão trabalha dentro dessa ótica e todas as ações governamentais se destinam à promoção do bem estar e à melhoria dos padrões de vida da população", disse o prefeito em exercício, José Roberto Stopa.
 
A Prefeitura de Cuiabá aderiu ao Programa Federal em 2019, após assembleia realizada junto à comunidade escolar, com a participação de pais, alunos e servidores que decidiram, de forma unânime, pela adesão ao programa e sua implantação na unidade.
 
Em 2020, as atividades foram iniciadas e a unidade passou por uma reforma geral. Porém, devido à pandemia, o atendimento passou a ser realizado de forma online.
 
O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa e apresenta um conceito de gestão colaborativa nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da unidade educacional e apoio dos militares, visando a melhoria do ambiente escolar e da qualidade do ensino. O Programa tem como público alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
 
Em Cuiabá, a ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte atende 546 estudantes, distribuídos em 17 turmas do 6º ao 9º Ano.  A unidade educacional segue as diretrizes da política educacional da rede municipal e desenvolve projetos específicos relacionados à parte diversificada do currículo, no contraturno, ampliando a carga horária do estudante na unidade.
 
O foco desse processo é melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes. Os profissionais militares, todos da reserva da Marinha, Exército e Aeronáutica, atuam em parceria com o corpo docente, em especial na coordenação das ações do Projeto Valores. As informações são da assessoria de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet