Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

EM SÃO PAULO

PF prende Rowles Magalhães e encontra artigos de luxo durante buscas contra tráfico internacional de drogas

Foto: Reprodução

PF prende Rowles Magalhães e encontra artigos de luxo durante buscas contra tráfico internacional de drogas
O advogado Rowles Magalhães Pereira da Silva foi preso na manhã desta terça-feira (19), em São Paulo, durante Operação Descobrimento, da Polícia Federal, que mira uma associação criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas. Durante as buscas, os agentes encontraram artigos de luxo como relógios e bolsas, além de uma quantia em euro. 


Leia também:
Ex-secretário é preso pela PF durante operação contra tráfico internacional de drogas

As investigações da Operação tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador/BA para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A apreensão aconteceu fevereiro de 2021. 

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo). 

A droga estava escondida em aeronave de uma empresa privada de aviação, que o advogado Rowles seria sócio. Ao Olhar Direto, o advogado Ricardo Monteiro, que fazia a defesa de Rowles na época da apreensão, explicou que o ex-assessor do Governo do Estado, e outros sócios, teriam um contrato de intenção de compra com a empresa de aviação.

“Eles estão aguardando a liberação de um financiamento de um banco português para encerrar o contrato para que a empresa venha para ele”, afirmou. Ricardo Monteiro ainda disse que a operação da empresa estaria a cargo dos antigos donos.

Casal teria pegado chave de aeronave

Rowles negou ter tido acesso à chave do avião, de acordo com reportagem do site Observador. Em um comunicado divulgado por um escritório de advocacia que o representa em Portugal, Magalhães Silva afirmou que “em momento algum” teve acesso “à chave da aeronave, nem ao local onde o avião esteve estacionado no Brasil, seja na placa seja no hangar”.

A declaração de Magalhães Silva surgiu na sequência de informações divulgadas pela RTP (Rádio e Televisão de Portugal) sobre um casal alegadamente ligado a si e que terá ido ao aeroporto da cidade de Jundiai, onde o avião apreendido com 578 quilogramas de cocaína ficou estacionado, e pedido as chaves do jato ao comandante. Este casal, cuja identidade não é conhecida, terá tido acesso à aeronave depois de o comandante ter consultado a direção da OMNI em Portugal e ter sido autorizado a ceder as chaves, segundo as mesmas informações.

No comunicado, o empresário disse que “deverá ser a empresa OMNI a esclarecer o destino do avião ao chegar a Portugal, pois, em bom rigor, observando as imagens vistas nos meios de comunicação social, implicaria algum trabalho, aparentemente demorado e técnico, para que o produto estupefaciente fosse retirado do mesmo”.

Rowles Magalhães Silva também explicou que dos passageiros que deveriam embarcar no avião conhece apenas João Loureiro, de quem é amigo e com quem mantém também uma relação profissional. O empresário brasileiro conclui o comunicado frisando estar “disposto a colaborar no apuramento da verdade” para “repor a veracidade dos factos e a sua reputação pessoal”.

Operação

As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador/BA e pela Justiça portuguesa. A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.

No curso das investigações, a PF contou com a colaboração da DEA (Drug Enforcement Administration - Agência norte-americana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet