Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

fim do prazo

Apesar de atendimento virtual, eleitores enfrentam fila na última hora para regularizar título no TRE: 'Pensei que seria mais rápido'

04 Mai 2022 - 09:10

Da Redação - Michael Esquer / Da Reportagem Local - Airton Marques

Foto: Olhar Direto

Apesar de atendimento virtual, eleitores enfrentam fila na última hora para regularizar título no TRE: 'Pensei que seria mais rápido'
No último dia para fazer, regularizar ou transferir o título de eleitor, longas filas se formam nas portas dos cartórios eleitorais nesta quarta-feira (4). Apesar das zonas eleitorais disponibilizarem todos os seus serviços pela internet, muitos eleitores preferiram realizar os procedimentos presencialmente. 


Leia também:
Operação mira organização criminosa que movimentou R$ 10 milhões com tráfico de cocaína

Em Cuiabá, desde às 7h as filas começaram a se formar no posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na Avenida André Maggi, no Centro Político Administrativo. Na unidade, os atendimentos devem se estender até as 13h. 

“Eu vim em busca do título pra questão do meu emprego que eu tô precisando, de estágio e lá eles pediram o título e também tô necessitando, [tô com 18 anos], pra votar. [Pensei] que o atendimento seria mais rápido, se viesse fisicamente aqui”, contou o universitário Pedro Henrique da Silva Sobrinho, ao Olhar Direto.
 
O universitário Pedro irá tirar o título para votar pela primeira vez. (Foto: Olhar Direto)

Quem também esteve no posto do TRE da ALMT foi a cabeleireira Alessandra Ramos dos Santos Silva, de 38  anos de idade. Ela disse que não fez o registro da biometria e, além disso, relatou que teve o título de eleitor cancelado. 

“Não, nem tentei, eu vim direto. É o brasileiro, né? Eu vim ontem e tava muito lotado, aí eu falei “ah, vou deixar pra mim ir no último dia mesmo”. Aí eu vi no último dia. Cheguei antes das oito. Peguei uma senha, tô aguardando”, explicou ao ser questionada se não havia tentado regularizar o documento através da internet. 

Sobre a expectativa para as eleições deste ano, apesar da ansiedade para votar, tanto Alessandra quanto Pedro tiveram prioridades semelhantes: apenas se livrar dos entraves burocráticos que o título não regularizado acarreta. Até agora, nenhum dos dois sabe em quem irá votar. 
Com pendências no documento, a cabeleireira Alessandra chegou antes das 8h no TRE da ALMT. (Foto: Olhar Direto)

“[Antes] eu não vim atrás, mas eu vim agora de última hora porque eu tava precisando urgentemente”, disse Pedro. “Eu ainda não tô decidido em quem eu vou votar. Mas com certeza eu vou seguir o meu pai. Nunca votei, ele vai me orientar um pouco”, completou. 

“[Eu vim mais] por conta das coisa burocrática mesmo, CPF, preciso [me] regularizar, mas também vou votar este ano. Ainda não sei ainda em quem”, finalizou Alessandra.

Como tirar o título online (veja vídeo abaixo):



Como regularizar o título:

Para regularizar o título, é preciso acessar o Atendimento ao Eleitor na aba "Consulte a situação do título eleitoral". Em caso de pendências, acesse "Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso". Na próxima tela, será possível quitar débitos.

Em caso de multa, o eleitor deve pagar R$ 3,50 por cada turno que não tenha justificado a falta. Após o pagamento é necessário esperar que a Justiça Eleitoral identifique o pagamento e dê baixa no débito.

Depois da quitação das pendências, o eleitor deve dar início a regularização do nome e enviar dados pessoais e alguns documentos digitalizados:

- Comprovante de residência;

- Identidade com foto;

- Quitação do serviço militar para homens de 18 a 45 anos;

- Comprovante do pagamento da multa eleitoral.

 


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet