Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MOVIMENTARAM R$ 154 MILHÕES

PF deflagra operação e mira contrabando ilegal de agrotóxicos no Nortão

Foto: Reprodução

Mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Sinop

Mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Sinop

A Polícia Federal deflagrou a operação "Mãe-Terra" contra prática de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de fora do Brasil na manhã desta quinta-feira (12). Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais de Sorriso e Lucas do Rio Verde (a 420 e 332 km de Cuiabá). 


Leia também 

Adolescentes trocam socos e chutes durante aula em escola no CPA 3; veja vídeo

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Sinop. As investigações começaram após denúncias que apontaram um dos suspeitos como principal contrabandistas de agrotóxicos da região de Sorriso.

Em fiscalizações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Informações obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados.  

A Justiça  Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e foi possível constatar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões de reais, dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas. 

O próximo passo da Polícia  Federal será determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários. 

Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de um a quatro anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de dois a quatro anos de reclusão, multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet