Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VEJA COMO AJUDAR

"Mulher de coração enorme", dona Dita precisa de doações para continuar distribuindo sopão para quase 200 famílias na capital

Foto: Olhar Direto

Moradora do bairro Novo Paraíso há 28 anos, Benedita Pereira, só quer que sua sopa não pare de ser servida. “Quero dar alimento para as pessoas comerem, ver as crianças dormirem de barriguinha cheia”, contou. Na casa 1 da quadra 49, ela que é conhecida como Dona Dita serve um sopão para a vizinhança há três anos. Mas agora o projeto enfrenta dificuldades e, mais do que nunca, ela que é conhecida por ajudar o próximo, precisa de colaboração. 


Tudo começou em 2019, quando entregava as porções apenas para a criançada mais próxima. Porém, na pandemia, o número de pessoas que buscam suas marmitas aumentou muito, e hoje ela tem mais de 180 famílias cadastradas na lista que fez para organizar as entregas. Agora Dita precisa de doações para continuar alimentando aqueles que semanalmente se juntam em longas filas na porta de sua residência. Veja abaixo como ajudar.
 

Leia mais: 
Amiga busca doações para ajudar recém-nascida que ficou orfã após mãe ser atropelada por motorista bêbado
 
Repolho, batata, mandioca, abóbora, chuchu, cenoura, batata doce, batata, alho, cebola, cebolinha, cheiro verde, macarrão e ossinhos são os ingredientes que dona Dita prepara com muito amor. Porém, os alimentos que compõem a receita não estão acompanhando o crescimento no número de pessoas que vão em busca da sopa. “Toda semana chega mais gente”, contou.
 

Ela que já foi cozinheira do lixão da capital e catou latinha no lixão de Chapada dos Guimarães, se considera uma mulher de coração enorme e que ama ajudar as pessoas. Agora, conta com seis voluntárias vizinhas que compartilham do que tem para ajudar o próximo com largos sorrisos estampados em seus rostos.

Já são mais de 180 famílias que compõem a lista que Dita fez para organizar as longas filas que semanalmente se formas na porta de sua residência. Toda quinta-feira, a partir das 18h10, ela já tem pronta quatro panelas de 60 litros recheadas de sopa. Apesar da organização com a lista, todos que chegam à sua porta recebem a refeição.
 

“Eu faço a sopa gostosa, com amor. Só de macarrão eu uso nove pacotes em uma panela. Eu faço quatro panelas. Quatro panelas de 60 litros cada. Toda quinta-feira eu começo servir 18h10 da tarde. 17h40, 17h20 já forma fila. Enquanto Deus me der vida para respirar, eu vou ajudar o próximo”.

Com apoio da Associação Amar, agora Dona Dita precisa de doações de todos os ingredientes da sopa para continuar servindo a última refeição de muitas famílias da vizinhança. Além das famílias, ela destina uma quantidade da marmita para 12 rapazes de uma clínica de reabilitação do bairro.
 
 “Lá atrás, já passei muitas dificuldades na minha vida. Você sabe dormir só bebendo água? Com fome e com uma filha? Eu tinha isso no meu coração. Falava Deus, queria tanto ajudar as pessoas”.
 
Com o sonho de fazer merendas todos os sábados para a criançada do bairro, Dita tem uma demanda mais urgente. As longas filas que se formam à sua porta lhe alertaram para o “tanto de gente passando necessidade nessa vida. Principalmente de comida”. Inclusive, ela contou que já tiveram casos em que vizinhos passaram mal enquanto aguardavam a marmita.

Diante disso, Dita pretende continuar com a ação voluntária que ela e mais seis mulheres realizam semanalmente para a comunidade. Quem tiver interesse em ajudar na continuidade da iniciativa, basta entrar em contato com Benedita pelo número (65) 9 9912-6234 ou com a associação Amar.



Além do sopão semanal, Dita também organiza um Guarda-Roupa solidário uma vez por mês. Durante todos os meses ela recebe doações de roupas e abre sua casa para fazer as doações.

Serviço - Ações Solidárias da Dona Dita - Sopão semanal e Guarda-roupa mensal

Para doaçoes: 
Local: Bairro Novo Paraíso - Quadra 49, Lote 7, Casa 1
Telefone de Dona Dita: (65) 9 9912-6234 ou com a Amar MT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet