Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

NA INTERNAÇÃO

Hospital e Maternidade Femina comemora um ano sem infecções relacionadas à saúde

Foto: Foto: Divulgação

Hospital e Maternidade Femina comemora um ano sem infecções relacionadas à saúde
O Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, comemorou no final do mês de agosto um ano sem casos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nas internações de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. O feito, que demonstra a qualidade do serviço prestado pelos profissionais da saúde aos pacientes, foi celebrado por toda a equipe da UTI, com a entrega de certificações pela administração da Femina.


Adquirida enquanto a pessoa se encontra internada na unidade de saúde, a infecção hospitalar se manifesta também após a alta, mas sempre relacionada aos procedimentos de assistência. Alguns exemplos de infecções adquiridas pelos pacientes são as pneumonias hospitalares, como as associadas à ventilação mecânica, ao trato urinário, ligadas ao cateter, e às infecções da corrente sanguínea, relacionadas a cateter venoso.

De acordo com a infectologista do Núcleo de Segurança do Paciente da Femina, Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite, o resultado foi obtido após o cumprimento de protocolos e treinamentos de rotinas, que criam um ambiente seguro ao paciente.

"Quando trabalhamos com controle de infecção hospitalar, o nosso objetivo principal é reduzir o risco de infecção relacionada à assistência à saúde. Seguimos protocolos e treinamentos que criam rotinas, que fazem com que, mesmo que o paciente esteja utilizando sonda ou outro dispositivo invasivo, como tubo de ventilação, por exemplo, o risco de infecção diminua, com redução do uso de antibióticos", frisou.  

Esses fatores, segundo a infectologista, auxiliam ainda em menor tempo de internação do paciente, contribuindo para que ele tenha menos complicações futuras e, inclusive, depressão e ansiedade causadas por internação prolongada.

Gestora e médica intensivista da Femina, Karla Lorena destaca que o período de um ano sem nenhum caso de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde no hospital, é uma meta dificílima e praticamente impossível de ser alcançada nos hospitais do Brasil e no mundo, principalmente após a pandemia da Covid-19 e da utilização indiscriminada de antibióticos.

"Conseguir esse resultado é simplesmente surreal. Isso faz muita diferença para toda a equipe e pacientes, que podem contar com a melhor experiência em atendimento, sem nenhum dano adicional. Essa gestão é de alta performance, de alta qualidade", disse a gestora, citando que toda a equipe abraçou a meta e conseguiu alcançá-la.  "A palavra que descreve isso é um sonho, mas quando todo mundo compra, ele vira uma realidade", relatou Karla.

Equipe Multidisciplinar

Para a diretora-clínica da Femina, Fernannda Pigatto Vilela, uma das metas dos gestores da unidade, em seus mais de 40 anos de atividades, era prezar pelo melhor atendimento ao paciente, com empatia, ética e respeito, incentivos que servem de exemplo aos colaboradores.

"É muito bom saber que podemos contar com uma equipe multidisciplinar engajada com esse propósito de manter a saúde do paciente, porque sabemos que não é fácil estar na condição de paciente", lembrou. 
 
Segundo ela, "é um privilégio saber que se um familiar nosso precisar de assistência, podemos ficar tranquilos, porque estarão bem cuidados. Agradeço a cada um dos colaboradores, desde a recepção aos enfermeiros e médicos pelo resultado, que foi obtido através de uma somatória de ações", declarou a médica, que é pediatra e neonatologista da UTI Neonatal.

O empenho da equipe atuante na UTI adulto do hospital também foi celebrado pela enfermeira Rosana Figueiredo. "Todos merecem o mérito por essa conquista, especialmente a diretoria do hospital, que oferece um ambiente muito saudável para trabalhar, isso nos deixa mais tranquilos para realizar nosso trabalho", contou. Também participou da entrega dos certificados à equipe da UTI, o médico Hayrã Felipe.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet