O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) atende vítimas de queimaduras da capital e do interior de Mato Grosso. Carlos Maranhão, cirurgião plástico e coordenador do CTQ, afirma que 659 pessoas foram assistidas de agosto de 2019 a novembro de 2022. O centro funciona no Hospital Municipal de Cuiabá e o Pronto-Socorro "Dr. Leony Palma de Carvalho" (HMC).
Leia também:
Agência Municipal discute reajuste tarifário das contas de água e esgoto em Cuiabá
Ainda de acordo com o médico, a maioria dos atendimentos são de média e alta complexidade e necessariamente passam por cirurgia plástica. Ele também pontua que grande parte dos casos graves podem desenvolver sequelas funcionais, queloides, cicatrizes inestéticas e outros, e são submetidos a tratamentos cirúrgicos e fisioterápicos.
Segundo Carlos, quando o paciente é admitido no CTQ, já é solicitada a equipe da psicologia para realizar o acolhimento e dar acompanhamento. Ele afirma que a queimadura gera cicatrizes para a vida toda e mesmo com os tratamentos modernos e produtos
"Os pacientes são atendidos por equipe médica e multiprofissionais, como enfermagem capacitada e treinada para atender esses pacientes. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), têm os melhores atendimentos comparado com os serviços particulares”, alegou o coordenador.
O eletricista, Jorge Luiz Ribeiro, 39 anos, ficou surpreso com o atendimento recebido no Centro de Tratamento de Queimados do HMC. "Pensei estar em um hospital privado", disse o morador de Chapada dos Guimarães. Ele ficou internado por 22 dias no CTQ, após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a troca de um transformador de energia.
O Centro de Tratamento do HMC oferece aos usuários do SUS uma estrutura adequada e equipada com 20 leitos. "O CTQ funcionava no antigo Pronto-Socorro, quando passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá, os investimentos foram inúmeros, graças a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro. Além da estrutura de ponta, toda a equipe de profissionais foi ampliada", explicou Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP)
O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) é composto por enfermeiros e técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, cirurgiões plásticos, médicos clínicos e assistente social.