O Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso realizou no ano de 2022 mais de 24 mil atendimentos. A instituição, que possui unidade fixa em Sinop, recebe de forma gratuita mulheres de toda a região Norte do estado, e circula por 30 municípios, com três caminhões realizando exames preventivos.
Leia também
Hospital realiza palestras gratuitas sobre saúde mental
Dentre os atendimentos oferecidos foram 12.782 mamografia, 2.514 ultrassonografias de mamas, 285 biópsias de mamas, 7.200 Papanicolaou, 280 colposcopia, 106 biópsia de colo, vulva e vagina, 43 cirurgias de alta frequência (CAF) e 1.045 consultas médicas.
Em apenas um ano, 64 casos positivos de câncer foram identificados precocemente em mulheres, que receberam o diagnóstico e orientações para iniciar o tratamento. A instituição é filiada ao Hospital de Amor de Barretos, e segue protocolos que são referência na luta contra o câncer na América Latina.
"O Hospital de Amor, sabendo da importância do diagnóstico precoce do câncer, desenvolve diversos projetos que visam oferecer excelência e humanização na realização de exames preventivos gratuitos à população. Em 2022 a busca ativa na prevenção do câncer de mama e colo uterino desenvolvido pelo Instituto de Prevenção de Sinop em parceria com o Consórcio, foi sucesso. Com isso, a agenda para 2023 está definida para levar o Caminhão do Amor aos 15 municípios pertencentes ao Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires", afirmou o Supervisor Administrativo do Instituto, Heverton Mota.
Para intensificar a capacidade dos atendimentos, a presidente da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso (Avip), Anna Leticia Yanai, destacou que as obras do Instituto estão na "reta final".
"Atualmente atendemos em uma unidade locada até que o prédio fique pronto. As obras estão 90% concluídas, faltam apenas detalhes para finalizar. Em seguida, mudar os equipamentos e iniciar os atendimentos. Atuando na capacidade total, a nova sede pode receber cerca de 1.500 mulheres todos os meses. Após a inauguração, o trabalho de captação de recursos continuará firme, para garantir que os atendimentos continuem 100% gratuitos", pontuou Anna.