Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

tragédia yanomami

Coordenador de Saúde Indígena de Cuiabá integra lista de exonerados do Ministério da Saúde

Foto: Agência Brasil

Coordenador de Saúde Indígena de Cuiabá integra lista de exonerados do Ministério da Saúde
O coordenador distrital de saúde indígena do Ministério da Saúde em Cuiabá, Audimar Rocha Santos, foi exonerado do cargo em consequência do decreto de emergência para combater a falta de assistência sanitária que atinge o Povo Yanomami. A demissão de Audimar e mais 10 coordenadores foi publicada no Diário Oficial.


Leia mais:
Batalhão flagra garimpo ilegal, aplica multas de R$ 169 mil e apreende maquinários; veja

O presidente Lula (PT) decidiu decretar estado de calamidade pública – o Ministério da Saúde já decretou emergência de saúde pública – depois que o Ministério dos Povos Indígenas divulgou, na sexta-feira (20), que 99 crianças do povo Yanomami morreram devido ao avanço do garimpo ilegal na região. Os dados são referentes a 2022, e as vítimas foram crianças entre um a 4 anos. As causas da morte são, na maioria, por desnutrição, pneumonia e diarreia. A Pasta estima que ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome.

No sábado (21), o presidente esteve pessoalmente em Boa Vista (RR) para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na Terra Indígena. As imagens divulgadas chocaram o mundo.

Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, pela fronteira com a Venezuela e pelo o Amazonas, a reserva Yanomami enfrenta problemas tão grandes quanto a sua extensão territorial.

Ao todo, são 28 mil indígenas que vivem isolados geograficamente em comunidades de difícil acesso, mas que, em grande parte, já sofreram alguma intervenção de fora, com a ocupação de não indígenas, como é o caso dos garimpeiros – estimados em 20 mil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet