Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Política MT

NOVA LEGISLATURA

Assembleia Legislativa dá posse a seis deputados novatos e 18 veteranos; veja como foi

01 Fev 2023 - 08:43

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Érika Oliveira e Marcos Salesse

Foto: Marcos Salesse/OD

Assembleia Legislativa dá posse a seis deputados novatos e 18 veteranos; veja como foi
Com apenas seis novatos, a nova Legislatura da Assembleia Legislativa toma posse nesta quarta-feira (1º), durante solenidade no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Na sequência, os 24 parlamentares se deslocam para o Plenário de deliberações, para a sessão de votação da Mesa Diretora que irá comandar a Casa por dois anos.


Leia também:
Juca entrega renúncia na Câmara para assumir cadeira na AL; Diego e Fabinho fazem o mesmo

Assim como na legislatura passada, a deputada Janaina Riva (MDB) foi a mais votada, com 82.124 votos. A emedebista ampliou sua votação em 59,3%, já que na eleição anterior conquistou seu segundo mandato com 51.546 votos.

O segundo mais votado também é um já deputado. Max Russi (PSB) conquistou 70.328 votos, seguindo por Eduardo Botelho (União), 51.998 votos; Nininho (PSD), 50.875 votos; e Lúdio Cabral (PT), 47.533 votos. Outros deputados reeleitos foram: Gilberto Cattani (PL), 44.705 votos; Dilmar Dal Bosco (União), 42.156 votos; Sebastião Rezende (União), 36.919 votos; Thiago Silva (MDB), 30.506 votos; Faissal (Cidadania), 30.240 votos; Valdir Barranco (PT), 29.359 votos; Carlos Avallone (PSDB), 26.594 votos; Dr. Eugênio (PSB), 25.378 votos; Valmir Moretto (Republicanos), 25.207 votos; Dr. João (MDB), 24.957; Paulo Araújo (PP), 24.551 votos; Wilson Santos (PSD), 23.446 votos; e Elizeu Nascimento (PL), 22.415 votos.

Já os novos rostos são: Júlio Campos (União), 33.800 votos; Fabinho (PSB), 29.709 votos; Beto Dois a Um (PSB), 26.462 votos; Claudio Ferreira (PTB), 26.234 votos; Diego Guimarães (Republicanos) 25.907 votos; e Juca do Guaraná (MDB), 20.723 votos.



Perfil

Apesar de representar 52,2% das 329 candidaturas a deputado, negros – a junção de pretos e pardos - irão ocupar apenas oito cadeiras da Assembleia , 33,3% do total. Brancos representam 47,7%.

No quesito escolaridade, 21 dos eleitos tem ensino superior completo, já dois terminaram ensino médio e um tem ensino fundamental incompleto.

Na campanha, 2,7% dos candidatos à Assembleia declararam ter ensino fundamental incompleto; 24,3% com ensino médio completo e 58,9% com ensino superior completo.

Assim como a maior parte dos candidatos tinham entre 45 e 49 anos (21,8%), o maior grupo de eleitos está nesta faixa etária, total de 6 dos 24. Janaina é a única mulher e a mais nova, com 33 anos. O mais velho é Júlio, com 76.

Confira tempo real da posse dos 24 deputados estaduais:



08h43min - Os primeiros deputados começam a chegar no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à sede da Assembleia Legislativa. O início da solenidade está marcado para às 9h.

08h56min - Eduardo Botelho (União), que deve ser reconduzido ao cargo de presidente, afirmou que a última legislatura teve o desafio de adotar projetos para recuperação fiscal do Estado. Disse que a relação com o governador Mauro Mendes (União) também será diferente, já que os próximos quatro anos serão de buscar a efetivação de obras e foco na distribuição de renda.



09h05min - Deputado de primeiro mandato, o ex-secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um (PSB), falou sobre a possibilidade de ser o vice-líder do governador Mauro Mendes (União) na Assembleia. Relembra que faz parte do grupo político do gestor e que está pronto para aceitar eventual convite do chefe do Executivo estadual.

 
09h08min - Tentando chamar a atenção entre os empossados, o deputado reeleito Gilberto Cattani (PL) apareceu na solenidade de posse usando uma camiseta estampada com o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por baixo do paletó. Além disso, colocou um botom também de Bolsonaro, no chapéu que usa diariamente. "Estou honrando o melhor presidente que este país teve, por isso uso essa camiseta por baixo do terno", disparou em conversa com a imprensa.



09h20min - O governador acaba de chegar no Teatro Zulmira Canavarros, para participar da solenidade. Em conversa com a imprensa, parabenizou os 24 deputados e desejou que todos eles atuem de forma a honrar as expectativas dos eleitores. Afirmou que a nova legislatura assume em momento bem melhor do que a última, quando o Estado enfrentava forte crise econômica, com dificuldades até para pagar salários e fornecedores. O gestor ainda fez alerta para eventual crise econômica mundial. "A arrecadação está caíndo nos últimos meses por conta das mudanças feitas pelo Congresso, então é preciso cautela para que o que aconteceu em Mato Grosso não volte a acontecer".

09h42min - A solenidade de posse acaba de ter início. Os 24 deputados eleitos e reeleitos são chamados por ordem alfabética para ocupar o dispositivo. O evento é acompanhado por alguns secretários de Estado, como Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

 
09h47min - A solenidade será presidida pelo deputado Sebastião Rezende (União), que é o mais antigo da Assembleia, assumindo seu sexto mandato consecutivo. Entre as autoridades presentes, além de Mauro, também estão presentes a vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargadora Maria Erotides; o presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT), José Carlos Novelli; e o futuro procurador-geral de Justiça, Deosdete Júnior.
 

10h13min - A partir de agora, o deputado Max Russi (PSB), que foi 1º secretário na legislatura passada, recebe as declarações de bens e diplomas eleitorais dos parlamentares eleitos e reeleitos. Os documentos são necessários para que assinem termo de posse na sequência.



10h29min - Após juramento de seguirem a Constituição Estadual, os deputados passam a assinar o termo de posse para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislatura.

10h32min - O governador Mauro Mendes (União) começa seu discurso durante a solenidade de posse. Iniciou parabenizando os 24 deputados e desejando que eles cumpram os compromissos e a função que compete à Assembleia, que é fiscalizar e aprovar leis para que os demais Poderes cumpram seus respectivos papeis.

10h38min - Mauro também agradeceu os 18 deputados que atuaram nos últimos quatro anos e que foram reeleitos. Disse que a Assembleia teve papel importante e ajudou o Paiaguás a reorganizar o Estado, em especial na questão financeira. Reforça que o próximo mandato terá um desafio diferente, mas não menos importante que a gestão passada. O chefe do Executivo agradeceu, até mesmo, as críticas feitas por parlamentares que, segundo ele, contribuíram para melhorar a administração.

10h42min - O governador ainda enalteceu a harmonia entre o Executivo e os demais Poderes e órgãos independentes. "Teremos que aprimorar cada vez mais nossas ações. Iniciei meu mandato querendo fazer muito mais", disse, reforçando que não irá perder o foco e empenho no segundo mandato.

10h47min - Mauro encerra seu discurso voltando a desejar que no fim do mandato, tanto ele quanto os deputados tenham orgulho de suas atuações no Executivo e Legislativo.

11h00min - A solenidade de posse é encerrada. Em alguns minutos, os deputados irão se deslocar para o plenário da Assembleia, onde será realizada a sessão para escolha da nova Mesa Diretora. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet