O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Oxigenoterapia Hiperbárica (OH) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX) são alguns dos serviços especializados prestados no HMC, que contemplam pacientes da capital e de municípios do interior, recebidos pela Urgência e Emergência ou encaminhados pela Central de Regulação.
Segundo balanço divulgado pela parte de Estatísticas do hospital, no período de janeiro a dezembro do ano de 2022, foram realizados 30.273 atendimentos no ambulatório, 103.114 serviços de imagens, 5.469 cirurgias, 36.538 atendimentos no setor de Urgência e Emergência e 655.788 exames laboratoriais. O total compreende 831.182 atendimentos realizados.
Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que gerencia o HMC, sob a administração municipal, esse número expressivo representa o comprometimento da gestão Emanuel Pinheiro na rede terciária da área da Saúde.
"São 315 leitos disponibilizados aos usuários do SUS, além dos serviços médicos que compreendem 19 especialidades no âmbito hospitalar. No ambulatório, o quantitativo é de dez especialidades, além dos exames laboratoriais de análises clinicas e de imagem, que corresponde a tomografia computadorizada, raio-x, ultrassonografia, ecodoppler, hemodinâmica, endoscopia e colonoscopia. É um hospital estruturalmente preparado para oferecer qualidade nos serviços", pontuou Rós.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,o HMC não representa apenas o avanço na área da Saúde, mas sim o respeito e a dignidade com a vida humana. Com a implantação deserviços nunca existentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
"Entreguei para a população do SUS um novo hospital e pronto-socorro para trazer mais humanização no atendimento. O HMC é padrão hospital privado para as famílias de baixa renda, que não dispõem de um plano particular de saúde", lembrou o prefeito.
O Hospital Municipal de Cuiabá destaca-se também pelo heliponto, sendo o único em Mato Grosso, a contar com heliponto para receber com mais rapidez pacientes queestão distantes. Além de facilitar o transporte de órgãos para a realização detransplantes em outras localidades.
HMC
A unidade hospitalar foi inaugurada na gestão Emanuel Pinheiro com a entrega da estrutura física em 28 de dezembro de 2018, passou a funcionar na sua totalidade em 19 de novembro de 2019, com a entrega da última etapa, que abrange o setor de Urgência e Emergência.